Tecnologia educativa na prevenção e cuidado de infecções respiratórias na creche

Resumen

Objetivo: descrever o processo de validação de tecnologia educativa tipo cartilha sobre prevenção e cuidados de infecções respiratórias de crianças na creche.

Método: estudo metodológico que utilizou a etapa teórica do modelo de Pasquali. Dados coletados de novembro de 2013 a março de 2014 e validados com uso da técnica de Delphi, em dois momentos: análise do conteúdo por 11 juízes especialistas e análise da aparência por 9 educadoras infantis de creche no município de Coari/Amazonas. Os questionários foram organizados em escala de Likert e analisados quantitativamente. Resultados: o material mostrou-se validado estatisticamente, ao apresentar um nível de concordância excelente entre os juízes expertises (90,91%) e o público-alvo (99,15%), não apresentando discordância nas avaliações.

Conclusão: a tecnologia educacional tem sido considerada facilitadora no processo de cuidar e educar nas ações de saúde, servindo como ferramenta para promover a comunicação eficaz auxiliando no manejo adequado de crianças com infecções respiratórias.

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Biografía del autor/a

Anne Grace Andrade da Cunha Marques, Universidade Federal do Acre

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto/ Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil. 

Arinete Véras Fontes Esteves, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Doutora em Ciências/Psicologia. Docente da Escola de Enfermagem de Manaus/ Universidade Federal do Amazonas e do PPGENF. Manaus, Amazonas, Brasil. 

Ellen Pessoa Rocha, Hospital Getúlio Vargas. Universidade Federal do Amazonas.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Hospital Universitário Getúlio Vargas. Manaus, AM, Brasil. 

Marcos Vinícius Costa Fernandes, Secretaria Estadual de Saúde do Estado Amazonas.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Amazonas. Manaus, AM, Brasil. 

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Publicado
2020-07-31
Cómo citar
Marques, A. G. A. da C., Esteves, A. V. F., Rocha, E. P., & Fernandes, M. V. C. (2020). Tecnologia educativa na prevenção e cuidado de infecções respiratórias na creche. Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.48111
Sección
Articulo originale