Tecnologia educacional para pessoas em uso de insulina
Resumen
Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional, impressa, do tipo álbum seriado para subsidiar ações educacionais de profissionais de saúde para pessoas com diabetes e em uso de insulina. Método: Pesquisa metodológica, contemplando três etapas: na primeira, a definição do referencial bibliográfico para construção do álbum seriado; na segunda, a construção da tecnologia educacional; na terceira, a validação do álbum seriado pelo público alvo e juízes especialistas. Na validação, a tecnologia foi submetida à apreciação de dez participantes públicos alvo e dez juízes. Foi aplicado um instrumento de coleta de dados abordando critérios relacionados à organização, estilo da escrita, aparência e motivação para o público alvo, e aparência e conteúdo para os juízes especialistas. Aos dados foi aplicado o Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Considerou-se um índice de concordância de 0,90 para validação do álbum seriado. Resultado: O IVC global foi de 1,0 para o público-alvo, e de 0,98 para os juízes especialistas. Considerações finais: O estudo alcançou seu objetivo de construir e validar uma tecnologia educacional, considerada adequada para uso por seus avaliadores. Conclui-se que o álbum seriado é uma ferramenta de grande potencial na educação em saúde de pessoas com diabetes e em uso de insulina.
Descargas
Citas
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018. São Paulo: Editora Clannad. [On-line] 2017. [citado em 8 fev 2020]. Disponível em URL: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf
Flor LS, Campos MR. The prevalence of diabetes mellitus and its associated factors in the Brazilian adult population: evidence from a population-based survey. Rev. Bras. Epidemiol. 2017; 20(1):16-29. Doi:http://dx.doi.org/10.1590/1980-5497201700010002.
Salbego C, Nietsche EA, Teixeira E, Girardon-Perlini NMO, Wild CF, Ilha S. Care-educational technologies: an emerging concept of the praxis of nurses in a hospital context. Rev. Bras. Enferm. 2018; 71(Suppl 6): 2666-2674. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0753.
Moura DD, Moura ND, Menezes LC, Barros AA, Guedes MV. Development of a booklet on insulin therapy for children with diabetes mellitus type 1. Rev. Bras. Enferm. 2017; 70 (1): 07-14. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0183.
Marques CR. Percepção dos usuários insulino dependentes não controlados quanto ao tratamento para o diabetes mellitus tipo 2. Rev. APS. 2017 jan/mar; 20 (1): 69-80. Doi: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15702.
Dalmolin A, Girardon-Perlini NMO, Coppetti LC, Rossato GC, Gomes JS, Silma MEN. Educational video as a healthcare education resource for people with colostomy and their families. Rev. Gaúcha Enferm . 2016; 37(Spe):e68373. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.68373
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed: 2011.
Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? Appraisal and recommendations. Research in Nursing and Health. 2007; 30(4): 459-467. Doi: https://doi.org/10.1002/nur.20199.
Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva . 2011 Jul; 16(7): 3061-3068. Doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006.
Oliveira MS, Fernandes AFC, Sawada NO. Manual educativo para o autocuidado da mulher mastectomizada: um estudo de validação. Texto contexto - enferm . 2008 Mar; 17( 1 ): 115-123. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000100013.
Rosa BVC da, Girardon-Perlini NMO, Gamboa NSG, Nietsche EA, Beuter MDA. Development and validation audiovisual educational technology for families and people with colostomy by cancer. Texto contexto - enferm. 2019 Jul; 28: e20180053. Doi:https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0053.
Echer IC. The development of handbooks of health care guidelines. Rev. Latino-Am. Enferm. 2005; 13(5):754-7. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022.
Nakamura MY, Almeida K de. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol, Commun. Res . 2018 Dez ; 23: e1938. Doi:http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938.
Sena JF. Construção e validação de tecnologia educativa para o cuidado de pessoas com estomia intestinal. 2017.[dissertação]. Natal (RN).Mestrado em Enfermagem.Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. 2017.
Santos ROMdos, Ramos DN, de Assis M. Construção compartilhada de material educativo sobre câncer de próstata. Rev. Panam. SaludPublica 2019 Jan; 42:e122. Doi:https://doi.org/10.26633/RPSP.2018.122.
Moreschi C, Rempel C, Backes DS, Pombo CNF, Siqueira DF, Pissaia LF. Actions of fhs teams for the quality of life of people with diabetes. Cienc. Cuid. Saude. 2018 Apr/Jun; 17(2): 1-8. Doi: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v17i2.41000.
Barbosa EMG, Sousa AAS, Vasconcelos MGF, Carvalho REFL, Oriá MOB, Rodrigues DP. Educational technologies to encourage (self) care in postpartum women. Rev. Bras. Enferm. 2016; 69(3):545-53. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690323i.
Derechos de autor 2020 Ciência, Cuidado e Saúde

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.