Sendo com o aluno no mundo da enfermagem: a morte no cotidiano do hospital

  • Maria Dalva de Barros Carvalho UEM - Maringá
  • Elizabeth Ranier Martins Valle USP

Resumen

Este trabalho busca a compreensão do que significa para o docente enfermeiro vivenciar a morte com o aluno na prática educativa no cotidiano hospitalar. O procedimento metodológico utilizado foi apoiado na fenomenologia. Foram ouvidos os docentes da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II, da Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná, que supervisionam o primeiro estágio na área hospitalar para os alunos de Enfermagem. Frente à questão norteadora - Como você vivencia a morte no cotidiano da relação aluno - professor no hospital ? - os docentes puderam se expressar e seus discursos foram interpretados à luz do referencial filosófico de Martin Heidegger. Esta análise possibilitou a compreensão dos modos de ser do enfermeiro docente com o aluno frente à realidade da morte no cotidiano do hospital. A partir dessa compreensão, refletiu-se sobre a educação, com base em estudiosos que trataram o tema partindo da fenomenologia e da ontologia heideggeriana.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Maria Dalva de Barros Carvalho, UEM - Maringá
ptualmente é Professor Associado do Departamento de Medicina e dos Programas de Pós Graduação em Ciências da Saúde e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e saúde, ensino, enfermagem, morte ou morrer, luto, agravos a saúde. Currículo Lattes
Publicado
2008-10-29
Cómo citar
Carvalho, M. D. de B., & Valle, E. R. M. (2008). Sendo com o aluno no mundo da enfermagem: a morte no cotidiano do hospital. Ciência, Cuidado E Saúde, 1(2), 337-338. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v1i2.5624
Sección
Artigos de Resumo