Sendo com o aluno no mundo da enfermagem: a morte no cotidiano do hospital
Palavras-chave:
Morte, Fenomenologia, Recursos Humanos.
Resumo
Este trabalho busca a compreensão do que significa para o docente enfermeiro vivenciar a morte com o aluno na prática educativa no cotidiano hospitalar. O procedimento metodológico utilizado foi apoiado na fenomenologia. Foram ouvidos os docentes da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II, da Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná, que supervisionam o primeiro estágio na área hospitalar para os alunos de Enfermagem. Frente à questão norteadora - Como você vivencia a morte no cotidiano da relação aluno - professor no hospital ? - os docentes puderam se expressar e seus discursos foram interpretados à luz do referencial filosófico de Martin Heidegger. Esta análise possibilitou a compreensão dos modos de ser do enfermeiro docente com o aluno frente à realidade da morte no cotidiano do hospital. A partir dessa compreensão, refletiu-se sobre a educação, com base em estudiosos que trataram o tema partindo da fenomenologia e da ontologia heideggeriana.Downloads
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Publicado
2008-10-29
Como Citar
Carvalho, M. D. de B., & Valle, E. R. M. (2008). Sendo com o aluno no mundo da enfermagem: a morte no cotidiano do hospital. Ciência, Cuidado E Saúde, 1(2), 337-338. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v1i2.5624
Edição
Seção
Artigos de Resumo