Rede de apoio às famílias de crianças com transtorno do espectro autista

Palabras clave: Trastorno del Espectro Autista, Salud Infantil, Apoyo Social, Familia

Resumen

Objetivo: identificar a rede social de apoio das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, abordagem qualitativa, com a participação de 22 familiares de crianças com TEA. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, entre os meses de agosto de 2018 e março de 2020. Os depoimentos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo, com apoio do software WebQDA®. Resultados: emergiram as seguintes categorias e  subcategorias:  apoio familiar (elementos da rede familiar, rede restrita e funções da rede) e apoio comunitário (serviços utilizados, ajuda material e de serviços, recursos comunitários, guia cognitivo e de conselhos). Considerações Finais: a rede de apoio familiarevidencia-se restrita e fragilizada devido ao suporte limitado da família extensa ou de outros membros da comunidade. Além disso, foram identificadas lacunas no acesso aos serviços de saúde e recursos de assistência social assegurados por Lei às pessoas com TEA, revelando a importância do papel da equipe multiprofissional em articular a rede de atenção, com vistas ao fortalecimento das famílias, transformando-se em agentes de proteção aos direitos e ampliação da rede da criança com TEA e sua família.

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Biografía del autor/a

Carla Aparecida Loos, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Faculdades Pequeno Príncipe- FPP. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil. Líder do Grupo de Estudos Família Saúde e Desenvolvimento – GEFASED. 

Luana Tonin, Universidade Positivo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Docente da Universidade Positivo (UP). Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Gisele Weissheimer Kaufmann, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)/Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Samea Marine Pimentel Verga, Universidade Federal do Amapá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Macapá, Amapá, Brasil.

Victoria Beatriz Trevisan Nóbrega Martins Ruthes, Universidade Federal do Paraná

Nutricionista. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil.

Ana Paula Dezoti, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Professora da Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Brasil- UNIBRASIL. Curitiba, Paraná, Brasil.

Citas

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Publicado
2023-04-11
Cómo citar
Loos, C. A., de Azevedo Mazza, V., Tonin, L., Weissheimer Kaufmann, G., Marine Pimentel Verga, S., Trevisan Nóbrega Martins Ruthes, V. B., & Dezoti, A. P. (2023). Rede de apoio às famílias de crianças com transtorno do espectro autista. Ciência, Cuidado E Saúde, 22. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v22i0.65788
Sección
Articulo originale