Qualidade da educação superior em enfermagem: análise de conceito na perspectiva da transformação do ensino

Resumen

Objetivo: apreender o conceito de qualidade da educação superior em enfermagem na literatura e na percepção de atores sociais envolvidos no contexto da educação superior em enfermagem, na perspectiva da transformação do ensino de enfermagem. Método: estudo exploratório com abordagem qualitativa, pautado no referencial teórico-analítico da Teoria do Conceito e no Método de Análise de Conceito, instrumentalizado por meio de três fases: teórica, empírica e analítica. Resultados: o conceito abarcou antecedentes e atributos com base na competência cultural e na globalização e apresentou consequentes que culminaram em atender as necessidades da sociedade, envolvendo aspectos objetivos restritos às estruturas formais das instituições reguladoras e ao modelo clássico de pensar a qualidade em estrutura, processo e resultado. Considerações finais: O conceito analisado apreendeu as múltiplas determinações sociais, políticas e econômicas inerentes à organização e à gestão do processo formativo; está atrelado às dimensões institucionais, culturais, econômicas e sociais que envolvem atividades e programas acadêmicos, compromisso dos sujeitos envolvidos, desenvolvimento e inovação tecnológica para a educação e para o cuidado.

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Biografía del autor/a

Raíssa Millena Silva Florencio, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde. Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Josicelia Dumêt Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia, Brasil.

Rosana Maria de Oliveira Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. UFBA. Salvador, Bahia, Brasil.

Lázaro Souza da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem e Saúde. UFBA. Salvador, Bahia, Brasil.

Aline Macedo de Queiroz, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde. UFPA. Belém, Pará, Brasil.

Giselle Alves da Silva Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde. UFBA. Salvador, Bahia, Brasil.

Citas

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Publicado
2024-09-26
Cómo citar
Silva Florencio, R. M., Dumêt Fernandes, J., de Oliveira Silva, R. M., Souza da Silva, L., Macedo de Queiroz, A., & Alves da Silva Teixeira, G. (2024). Qualidade da educação superior em enfermagem: análise de conceito na perspectiva da transformação do ensino. Ciência, Cuidado E Saúde, 23. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v23i0.72615
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Articulo originale