Saúde ambiental e mudanças climáticas na formação de estudantes de enfermagem: aprendizagem pela gamificação
Resumen
Objetivo: analisar o uso da gamificação no processo de ensino-aprendizagem relacionado à saúde ambiental e mudanças climáticas na formação de estudantes de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, documental. O cenário foi programa de extensão universitária de uma universidade federal e uma organização não governamental, ambos da região Norte. As fontes utilizadas incluíram documentos de organizações internacionais e nacionais, além dos relatórios produzidos pelo próprio projeto. A pesquisa foi realizada entre novembro de 2023 e julho de 2024. Resultados: foram identificadas três fases: investigação, na qual se verificaram documentos que embasaram teoricamente os estudantes; diagnóstico, na qual os estudantes de enfermagem aplicaram o diagnóstico prévio com base nas lacunas de conhecimento identificadas nos estudantes secundaristas; e gamificação, cuja gincana organizada em estações reflete a aplicação da metodologia gamificada. Considerações finais: a gamificação oferece um ambiente interativo e dinâmico que favorece o desenvolvimento de habilidades práticas, cognitivas e sociais, imprescindíveis para preparar os futuros profissionais de saúde para os desafios ambientais e de saúde pública e eficazes para formação interdisciplinar.
Descargas
Citas
Brasil. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2012. Seção 1, 70.
Couto RCS. Saúde e ambiente na Amazônia Brasileira. Novos Cadernos NAEA. 2021;23(3). Doi: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v23i3.7280.
Pettan-Brewer C, Martins AF, Abreu DPBD, Brandão APD, Barbosa DS, Figueroa D P, et al. From the approach to the concept: one health in Latin America-experiences and perspectives in Brazil, Chile, and Colombia. Front. public health, 2021; 9:687110. Doi:https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.687110
Sousa LB, Gomes AS, Dias TS, Mesquita DS, Santos DN, Castro NJC. Climate change and the society’s participation: contributions from Nursing. Rev Enferm da UFSM, 2024; 14:e28-e28. Doi: https://doi.org/10.5902/2179769287740
Corbagi R, Bonzanini TK, Rinaldi S. Metodologias participativas e emergência climática: discussões a partir de atividades didáticas de Educação Ambiental. REMEA, Rev Eletrônica Mestr Educ Ambient. 2023; 40(3):156-176. Doi: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15638
Studart N. A gamificação como design instrucional. Rev Bras Ensino Fís. 2022;44:e20210362. Doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0362.
Yıldız M, Yildiz M, Kayacık AD. Rising gamification in health education: A bibliometric study. Nurse Educ Pract. 2024;78:103993. Doi: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2024.103993
Araújo JS, Santos, RA, Carvalho JF, Castro NJ. Public policy for social inclusion in higher education and extension practices with ethnic groups. Rev Brasil Enfm. 2022;75:e20210970. Doi:https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0970.
Santana RR, Santana CC, Costa Neto SB , Oliveira ÊC. University Extension Program as an Educational Practice for Health Promotion. Educ Real. 2021;46(2):e98702. Doi: https://doi.org/10.1590/2175-623698702.
Junior EB, Oliveira GS, Santos AC, Schnekenberg GF. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp. 2021;20(44):36-51. https://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356.
Vygotsky L. Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins. 1998.
Oliveira NC, Oliveira FC, Carvalho DB. Educação ambiental e mudanças climáticas: análise do Programa Escolas Sustentáveis. Ciênc Educ (Bauru). 2021;27:e21068. Doi:https://doi.org/10.1590/1516-731320210068.
Estoppey A, Tinguely C, Cravero M, Blandenier E, Brand L, Zaninetti M, et al. . Gamification as a tool to teach key concepts in microbiology to bachelor-level students in biology: a case study using microbial interactions and soil functioning. Access Microbiol. 2024;6(2):000699v3. Doi:https://doi.org/10.1099/acmi.0.000699.v3.
Gomes YL, Pedroso DS, Rodrigues DG, Lelis DA. Abordagens pedagógicas em Educação Ambiental: uma revisão sistemática. R Bras. Estud Pedagog. 2023;104:e5221. Doi: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5221.
Evans-Agnew R, LeClair J, Sheppard DA. Just-relations and responsibility for planetary health: The global nurse agenda for climate justice. Nurs Inq. 2024 Jan;31(1):e12563. Doi:https://doi.org/10.1111/nin.12563
Sanz-Martos S, Álvarez-García C, Álvarez-Nieto C, López-Medina IM, López-Franco MD, Fernandez-Martinez ME. Effectiveness of gamification in nursing degree education. PeerJ. 2024;12:e17167. Doi: https://doi.org/10.7717/peerj.17167.
Soares CG, Moreira MA , Martinelli IC, Ferla AA, Schweickardt JC, Lemos SM. Atenção Básica e produção de saúde na Amazônia: perfil e condições de saúde no município de Manicoré. Saúde Redes. 2023;9(3):1-16. Doi: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4232.
El Kadri, MR, Schweickardt JC, Freitas, CM. Os modos de fazer saúde na Amazônia das Águas. Interface (Botucatu). 2022;26:e220056. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220056.
Ferreira MJ, Ventura CA, Valadares GV, Mendes IA, Silva TP, Silva ÍR. Nursing and waste management in health services: unveiling meanings in the hospital context. Rev gaúcha enferm. 2024;45:e20230136. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2024.20230136.en.
Santos PA, Baptista RC, Coutinho VR, Rabiais IC. Cognitive maturity of Portuguese nursing students to intervene in disasters: initial training contribution. Rev Esc Enferm USP. 2024;58:e20230364. Doi: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2023-0364en.
Watanabe RT, Fietz, VR. Impactos da extensão universitária na formação em enfermagem e transformação social: percepções de docentes e discentes extensionistas. Ensino & Pesquisa. 2023;21(2):94-107. Doi: https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7140.
Magagnin AB, Aires LCP, Freitas MA, Heidemann ITSB, Maia ARCR. The nurse as a political-social being: perspectives of a professional in transformation. Ciênc., Cuid. Saúde (Online). 2018;17(1). Doi: http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v17i1.39575
Boutain DM, Sanon Rosemberg MA, Kim E, Evans-Agnew RA. Legal dissemination protections in community-based participatory health equity research. Nurs Ethics. 2025;32(4):1268-1284. Doi: https://doi.org/10.1177/09697330241295377
Marsili D, Pasetto R, Iavarone I, Fazzo L, Zona A, Comba P. Fostering environmental health literacy in contaminated sites: national and local experience in Italy from a public health and equity perspective. Front. commun. 2021;6:e697547. DOI: https://doi.org/10.3389/fcomm.2021.697547
Paula SF, Flores RG, Cezar-Vaz MR, Oiveira ACC, Machado VPL, Piexak DR, et al. Percepção de enfermeiros assistenciais sobre o processo de educação em saúde. Ciênc., Cuid. Saúde (Online). 2024; 3:e66067. Doi: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v23i0.66067
Derechos de autor 2025 Ciência, Cuidado e Saúde

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
















