Terapias alternativas complementares: uma visão do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
Palavras-chave:
Terapias Alternativas, Enfermagem, Currículo.
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo identificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre o uso, pelo enfermeiro, das Terapias Alternativas Complementares (TACs), particularmente da acupuntura, bem como as informações obtidas ao longo do seu curso de graduação em enfermagem. É um estudo descritivo e exploratório-prospectivo e foi realizado com acadêmicos de enfermagem de uma universidade privada do Interior Paulista em 2007. Foram entrevistados 106 acadêmicos. Para a obtenção dos dados utilizou-se um instrumento que continha dados sociodemográficos, dados sobre conhecimento formal e informal, fonte das informações e a legalidade do uso, pelo enfermeiro, das TACs, particularmente da acupuntura. A análise das respostas foi realizada através de frequência simples. Os dados revelaram que 72,01% eram do sexo feminino, que 67,90% tinham idade de 18 a 25 anos e que a maioria já tinha conhecimento da existência das TACs, principalmente da acupuntura (34,04%). Com relação ao conhecimento dos acadêmicos sobre qual TAC pode ser utilizada legalmente pelo enfermeiro, os entrevistados referiram toque terapêutico e acupuntura (15,76%) e massoterapia (11,05%). Os dados apontaram que as TACs são pouco abordados no curso de graduação em enfermagem, que o conhecimento dos acadêmicos é obtido pelo senso comum e que a maioria desconhece o respaldo legal do Conselho Federal de Enfermagem.Downloads
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Publicado
2011-07-02
Como Citar
Gavin, R. O. S., Oliveira, M. H. P. de, & Gherardi-Dona, E. C. da S. (2011). Terapias alternativas complementares: uma visão do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(4), 760-765. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i4.13827
Edição
Seção
Artigos originais