<b>Implementação do método pesquisa-cuidado com base na teoria do conforto: relato de experiência</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.16439

  • Keila Maria de Azevedo Ponte Enfermeira. Doutoranda do PPCCLIS da UECE e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade – GRUPEESS/UECE.
  • Lúcia de Fátima da Silva Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do PPCCLIS/UECE. Enfermeira do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart. Membro do GRUPEES.
Palavras-chave: Pesquisa em enfermagem, Cuidados de enfermagem, Teoria de enfermagem.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência da utilização do método de Pesquisa-Cuidado, com base na Teoria do Conforto de Kolcaba a um grupo de mulheres com infarto agudo do miocárdio, buscando identificar as tecnologias do cuidado clínico de enfermagem para promover conforto a estas pessoas. Para tanto, realizaram-se sete etapas propostas pelo método, utilizando os preceitos da teoria: aproximação com o objeto de estudo; encontro entre pesquisador cuidador e ser pesquisado-cuidado; avaliação e identificação das necessidades de conforto; estabelecimento das conexões da pesquisa, teoria e prática do cuidado; intensificação das medidas de conforto e desenvolvimento de comportamentos de busca em saúde; afastamento entre pesquisador-cuidador e ser pesquisado-cuidado; e análise do apreendido. Na coleta e análise das informações usou-se entrevista individual, formulário, diário de campo, observação do participante e análise temática categorial de conteúdo. Foi possível integrar e aproximar o pesquisador e o sujeito pesquisado, além de proporcionar conforto às mulheres, como implementação do cuidado clínico de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-08
Como Citar
Ponte, K. M. de A., & Silva, L. de F. da. (2014). <b>Implementação do método pesquisa-cuidado com base na teoria do conforto: relato de experiência</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.16439. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(2), 388 - 393. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i2.16439
Seção
Relatos de experiência