<b>Percepção de trabalhadores de uma unidade oncológica acerca dos riscos ocupacionais</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.21208

  • Diogo Bonini De Miguel Enfermeiro. Hospital de Caridade São Roque. Faxinal do Soturno. Rio Grande do Sul.
  • Marli Maria Loro Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
  • Cleci de Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli Enfermeira. Mestre em Educação. Docente da UNIJUÍ.
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
  • Regina Célia Gollner Zeitoune Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem Anna Nery- EEAN-UFRJ.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador, Riscos Ocupacionais, Oncologia, Política Organizacional.

Resumo

Desenvolver atividades ocupacionais com pacientes oncológicos, em ambiente hospitalar, implica na exposição dos trabalhadores às situações de risco intrínsecas ao processo de trabalho. O estudo objetivou identificar a percepção dos trabalhadores de uma equipe que atua em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, acerca dos riscos ocupacionais, bem como as formas de prevenção adotadas. Estudo qualitativo e descritivo, com participação de quinze profissionais. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista e analisados à luz da análise de conteúdo. Como resultado teve-se duas categorias: “Riscos ocupacionais no ambiente de trabalho na ótica dos trabalhadores” e “Medidas utilizadas para minimizar a exposição aos riscos ocupacionais”. Os riscos apontados foram inerentes ao processo de trabalho, dentre eles destacaram-se os químicos, representados pelas drogas antineoplásicas, e, os físicos, referidos pelas radiações ionizantes. Os profissionais conheciam e identificavam as medidas de proteção, assim como a importância de utilizá-las. Concluiu-se que ações de intervenção educativas direcionadas como educação à saúde são necessárias para a minimização da exposição do trabalhador para que atue com maior segurança e tenha sua saúde preservada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-29
Como Citar
De Miguel, D. B., Loro, M. M., Rosanelli, C. de L. S. P., Kolankiewicz, A. C. B., Stumm, E. M. F., & Zeitoune, R. C. G. (2014). <b>Percepção de trabalhadores de uma unidade oncológica acerca dos riscos ocupacionais</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.21208. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 527 - 534. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.21208
Seção
Artigos originais