<b>Morte e morrer na ótica de cuidadores de idosos dependentes<b>/ Death and dying in the perspective of caregivers of elderly dependent patients</>

  • Messias Silvano da Silva Filho
  • Samia Mara Barros de Queiroz
  • Francisca Tereza de Galiza
  • Maria Gomes de Queiroz
  • Maria Vilani Cavalcante Guedes
  • Maria Célia de Freitas
Palavras-chave: Idoso, Morte, Cuidadores, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar o significado de morte e morrer para os cuidadores de idosos acamados, atendidos e cadastrados em uma das Estratégias de Saúde da Família. Estudo descritivo, transversal e qualitativo, realizado no município de Fortaleza-CE. A amostra constituiu-se de 22 cuidadores informais de idosos acamados. Coleta de dados ocorrida por meio de entrevista semiestruturada, partindo das seguintes perguntas: Para o(a) senhor(a) o que é a morte e o morrer?; Quando o(a) senhor(a) cuida do idoso pensa na possibilidade ou aproximação da morte?. Para análise, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo. Segundo o resultado apontou: morrer está ligado, intimamente, à sobrevivência humana, e o organismo tende a se esquivar mediante qualquer dor. A morte está intensamente presente nas transformações verificadas na velhice e associada ao estilo de vida de cada pessoa. Para o grupo pesquisado, morte e morrer revelam-se como perdas decorrentes do próprio processo de senescência. Ambos representam o alívio do sofrimento, no qual a dependência e as complicações desse processo os levam a uma projeção negativa do futuro, proximidade da morte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Messias Silvano da Silva Filho
Enfermeiro.
Samia Mara Barros de Queiroz
Enfermeira do Hospital Instituto Dr. José Frota. Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS).
Francisca Tereza de Galiza
Enfermeira. Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na UECE. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí - UFPI.  Membro do GRUPEESS.
Maria Gomes de Queiroz
Assistente Social. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Maria Vilani Cavalcante Guedes
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na UECE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS).
Maria Célia de Freitas
Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS).
Publicado
2015-10-19
Como Citar
Silva Filho, M. S. da, Queiroz, S. M. B. de, Galiza, F. T. de, Queiroz, M. G. de, Guedes, M. V. C., & Freitas, M. C. de. (2015). <b>Morte e morrer na ótica de cuidadores de idosos dependentes<b>/ Death and dying in the perspective of caregivers of elderly dependent patients</&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(3), 1370 - 1376. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i3.27162
Seção
Artigos originais