<b> Construção e validação de instrumento avaliativo de programa público de saúde materno-infantil / Construction and validation of a public program of maternal and child health instrument evaluation<b>

  • Bruna Regina Bratti Frank UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso
  • Claudia Silveira Viera
  • Ana Tereza Bittencourt Guimarães
  • Sebastião Caldeira

Resumen

Este artigo apresenta a construção e validação de um Instrumento de Avaliação de Programa Público de Saúde Materno-Infantil. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de abordagem quantitativa, realizada por meio dos Sistemas de Informação em Saúde nos 55 municípios da 9ª, 10ª e 17ª Regionais de Saúde do estado do Paraná, nos dois anos que antecederam e sucederam à implantação do Programa Rede Mãe Paranaense. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise fatorial. O instrumento contemplou 22 variáveis que foram distribuídas em cinco domínios, sendo eles: Consultas e Prevenção Materna, Seguimento da Criança, Gestão, Mortalidade Infantil e Risco. Os resultados apresentados confirmaram a validade e a confiabilidade dos dados, com um alfa de Cronbach de 0,839. O instrumento avaliativo do estudo demonstrou-se útil para a avaliação do Programa Rede Mãe Paranaense e tem o potencial de ser utilizado para outros Programas Públicos de Saúde Materno-Infantis.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bruna Regina Bratti Frank, UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde. Prefeitura Municipal de Toledo – PR. End: Rua Travessa Gaúcha, nº 73, BNH1, Marechal Cândido Rondon, CEP: 85960-000. 

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso
Enfermeira. Doutora em Ciências, docente da área de Saúde da Criança e do Adolescente do Curso de Enfermagem e docente do Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado, de Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE – Cascavel – PR.
Claudia Silveira Viera
Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública, docente da área de Saúde da Criança e do Adolescente do Curso de Enfermagem e docente do Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado, de Biociências e Saúde da UNIOESTE - Cascavel – PR.
Ana Tereza Bittencourt Guimarães
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura. Doutora em Ciências, área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais Docente de Bioestatística da UNIOESTE – Cascavel – PR. E-mail: anatbguimaraes@gmail.com
Sebastião Caldeira
Enfermeiro. Doutor em Ciências - Cuidados em Saúde Professor Adjunto em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica no Curso de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIOESTE – Cascavel - PR.
Publicado
2016-06-07
Cómo citar
Bratti Frank, B. R., Toso, B. R. G. de O., Viera, C. S., Guimarães, A. T. B., & Caldeira, S. (2016). <b> Construção e validação de instrumento avaliativo de programa público de saúde materno-infantil / Construction and validation of a public program of maternal and child health instrument evaluation<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(1), 27 - 35. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i1.28016
Sección
Articulo originale