<b> Identificação de diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes neurológicos internados em hospital de ensino/ Identification of nursing diagnoses and interventions among neurological patients admitted to a teaching hospital <b>

  • Jéssica Rosin
  • Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos
  • Débora Cristina Ignácio Alves
  • Ariana Rodrigues da Silva Carvalho
  • Janaína Verônica Lahm
Palavras-chave: Avaliação em enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Processos de enfermagem. Neurologia.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa documental, transversal, retrospectiva, com análise quantitativa dos dados. Os objetivos do estudo foram: identificar os diagnósticos e as intervenções de enfermagem mais frequentes para pacientes neurológicos internados em um hospital público de ensino e verificar a correspondência entre os diagnósticos de enfermagem enunciados e as intervenções de enfermagem prescritas. Foram avaliados 292 prontuários de pacientes neurológicos, clínicos e cirúrgicos, internados no ano de 2014 na unidade de Neurologia, sendo que 12 deles atenderam aos critérios de inclusão no estudo. Foram identificados 19 diagnósticos de enfermagem, enunciados 94 (100%) vezes. Os mais frequentes foram: mobilidade no leito prejudicada (n=11; 11,70%), déficit no autocuidado para banho (n=11; 11,70%), déficit no autocuidado para alimentação (n=10; 10,64%) e mobilidade física prejudicada (n=10; 10,64%). Foram identificadas 18 intervenções de enfermagem, prescritas 143 (100%) vezes. As mais frequentes foram: posicionamento (n=16; 11,19%) e assistência ventilatória (n=16; 11,19%). Entre os diagnósticos de enfermagem enunciados, 57,44% deles tiveram correspondência com as intervenções de enfermagem prescritas. Para otimizar a inter-relação entre diagnósticos e intervenções, faz-se necessário avaliar criteriosamente as condições clínicas dos pacientes neurológicos e estabelecer as metas desejáveis, obtidas por meio dos cuidados de enfermagem prescritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Rosin
Enfermeira. Com residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica. Enfermeira assistencial da prefeitura do município de Toledo, Paraná, Brasil.
Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil.
Débora Cristina Ignácio Alves
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora adjunta da Unioeste. Cascavel, Paraná, Brasil.
Ariana Rodrigues da Silva Carvalho
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora adjunta da Unioeste, Paraná, Brasil.
Janaína Verônica Lahm
Enfermeira. Mestre em Tecnologia em Saúde. Enfermeira do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Cascavel, Paraná, Brasil.
Publicado
2016-10-01
Como Citar
Rosin, J., Matos, F. G. de O. A., Alves, D. C. I., Carvalho, A. R. da S., & Lahm, J. V. (2016). <b> Identificação de diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes neurológicos internados em hospital de ensino/ Identification of nursing diagnoses and interventions among neurological patients admitted to a teaching hospital <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(4), 607-615. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i4.31167
Seção
Artigos originais