Exposição a agrotóxicos e ocorrência de câncer em trabalhadores de dois municípios do Oeste do Paraná

Palavras-chave: Agroquímicos. Neoplasia. Exposição ambiental. Exposição ocupacional.

Resumo

Objetivo: Analisar a associação entre exposição a agrotóxicos e a ocorrência de câncer entre trabalhadores dos municípios de Anahy e Vera Cruz do Oeste, Paraná, Brasil. Método: Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, desenvolvido por meio de entrevistas com 39 participantes com diagnóstico de câncer, residentes nos municípios citados, realizadas entre outubro de 2016 e abril de 2017. Resultados: Houve predomínio de participantes idosos (84,63%), agricultores (71,79%) e com baixa escolaridade (94,85%). 62,5% dos participantes de Anahy e 46,15% de Vera Cruz do Oeste tinham histórico de exposição direta a agrotóxicos; na totalidade dos casos, a exposição se deu por meio da atividade agrícola; 56,42% a exposição foi por mais de 30 anos. Dos agrotóxicos citados pelos participantes, 47,36% não possuem liberação de uso no Brasil. Houve prevalência de cânceres de pele (38,46%), próstata (17,95%) e mama (10,26%). Conclusão: Pode-se dizer, levando em consideração a temporalidade, a consistência e a plausibilidade biológica, que a associação entre o câncer e a exposição a agrotóxicos não pode ser descartada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Cristina Ruths, Universidade Federal do Paraná
Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde.  Docente de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná. Toledo, Paraná, Brasil.
Maria Lúcia Frizzon Rizzoto, Unioeste
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente do Departamento de Enfermagem da Unioeste. Cascavel, Paraná, Brasil.
Gicelle Galvan Machineski, Unioeste
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Unioeste. Cascavel, Paraná, Brasil.
Publicado
2019-07-17
Como Citar
Ruths, J. C., Rizzoto, M. L. F., & Machineski, G. G. (2019). Exposição a agrotóxicos e ocorrência de câncer em trabalhadores de dois municípios do Oeste do Paraná. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(3). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i3.44570
Seção
Artigos originais