Tecnologia educativa para cuidados e prevenção do pé diabético

Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Diabetes Mellitus, Pé Diabético, Enfermagem

Resumo

Objetivo: delinear o percurso metodológico da criação de uma tecnologia educativa para a prevenção do pé diabético. Método: pesquisa metodológica que utilizou um caminho sistematizado para criar uma tecnologia educativa para a prevenção do pé diabético, seguindo as seguintes etapas: 1) Reunião de conteúdos produzidos pelo Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica; 2) Revisão bibliográfica; 3) Diálogo entre pesquisadoras e enfermeiras de um hospital; 4) Definição do conteúdo técnico e abordagem pedagógica; 5) Descrição do passo a passo do processo educativo, os materiais necessários e a abordagem pedagógica; 6) Treinamento da equipe de pesquisadoras para a realização da tecnologia educativa; 7) Teste piloto com pessoas com diabetes, internadas em unidades médico-cirúrgicas de um hospital. Resultados: a tecnologia educativa criada pautou-se na sistematização das ações “OUVIR-VER-FAZER”, incluindo a orientação e demonstração dos cuidados com os pés pelo profissional de saúde, usando materiais que permitem a simulação desses cuidados em um pé modelo e, em seguida, a reprodução dos cuidados pela pessoa com diabetes. Conclusão: a tecnologia educativa, construída sob uma perspectiva pedagógica problematizadora, é uma ferramenta assistencial de baixo custo e simples aplicação que pode contribuir para a prevenção do pé diabético.

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Biografia do Autor

Cecilia Arruda, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, Florianópolis, SC, Brasil. 

Julia Estela Willrich Boell, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SC, Brasil. 

Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. 

Soraia Geraldo Rozza Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coxim, MS, Brasil. 

Priscylla Lauterte, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SC, Brasil.  

 

Cintia Junkes, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, Florianópolis, SC, Brasil. 

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Publicado
2021-07-28
Como Citar
Arruda, C., Willrich Boell, J. E., Guerreiro Vieira da Silva, D. M., Geraldo Rozza Lopes, S., Lauterte, P., & Junkes, C. (2021). Tecnologia educativa para cuidados e prevenção do pé diabético. Ciência, Cuidado E Saúde, 20. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v20i0.50115
Seção
Artigos originais