A avaliação de competências na perspectiva crítico-emancipatória

  • Emiko Yoshikawa Egry USP
  • Cláudia Maria Silva Marques Ministério da Saúde
  • Rosa Maria Godoy Serpa Fonseca USP
Palavras-chave: Avaliação em enfermagem, Educação baseada em competências, Auxiliar de enfermagem.

Resumo

Um modelo de metodologia de avaliação de competências está sendo desenvolvido o âmbito do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Esse projeto é uma iniciativa política, de natureza pedagógica, executada pelo Ministério da Saúde, voltada para trabalhadores que atuam nos múltiplos espaços da saúde, na especificidade da prática em enfermagem. A metodologia de avaliação de competências assenta-se na perspectiva crítico-emancipatória e abrange as três dimensões: saber-saber, saber-fazer e saber-ser. O presente estudo relata a experiência de construção desta metodologia, buscando mostrar os pressupostos, as estratégias de avaliação e as provas que a compõem. Conclui-se afirmando a relevância deste processo, que será aplicado em diferentes cenários das práticas de enfermagem no Brasil e possibilitará o desenvolvimento e capacitação tanto dos avaliados como dos avaliadores.

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Biografia do Autor

Emiko Yoshikawa Egry, USP
possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1970) , mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1986) . Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da Saúde em Debate, Revisor de periódico da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), Revisor de periódico da International Nursing Review e Membro de corpo editorial da Revista da Escola de Enfermagem da USP. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, saúde pública. Currículo Lattes
Publicado
2008-09-16
Como Citar
Egry, E. Y., Marques, C. M. S., & Fonseca, R. M. G. S. (2008). A avaliação de competências na perspectiva crítico-emancipatória. Ciência, Cuidado E Saúde, 5(2), 236-242. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i2.5087
Seção
Artigos de reflexão