Rede de apoio de crianças e adolescentes que vivem em casa lar

Palavras-chave: Adolescente, Institucionalização, Apoio Social, Análise de Rede Social, Saúde do Adolescente Institucionalizado

Resumo

Objetivo: identificar a rede de apoio de crianças e adolescentes que vivem em Casa Lar.  Método: estudo qualitativo, tipo descritivo e participativo, realizado com 12 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos de idade que vivem em uma Casa Lar referência para essa população, localizada no sul do Brasil. Os dados foram produzidos entre agosto e setembro de 2021, a partir do Método Criativo e Sensível com a Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade Mapa Falante. As enunciações foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Discurso na corrente francesa. Resultados: a rede de apoio social de crianças e adolescentes é constituída por seus familiares, amigos e parte dos profissionais da instituição. A rede de apoio institucional é composta pela Casa Lar, escola, pelos serviços de saúde e projetos desenvolvidos em parceria com outras entidades.  Considerações finais: a rede de apoio de crianças e adolescentes institucionalizados oferece suporte emocional, material, instrumental e informacional, sendo valorizadas as relações interpessoais às institucionais, o que evidencia a necessidade de que os profissionais que atuam nesse cenário sejam capacitados para atender as demandas físicas e emocionais, além de atuar em prol da integração social de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Tainara Giovana Chaves de Vargas, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda em Saúde e Ruralidade pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões. Enfermeira na Associação do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. 

 

Andressa da Silveira, universidade federal de santa maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM, Campus Palmeira das Missões. Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

Natalia Barrionuevo Favero, Escola Técnica Albert Einstein

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Professora da Escola Técnica Albert Einstein - SEG-Sistema de Ensino Gaúcho. Enfermeira na Instituição Beneficente Lar Miriam e Mãe Celita. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Marta Cocco da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM, Campus Palmeira das Missões. Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Fernanda Beheregaray Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Ciência. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM, Campus Palmeira das Missões. Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Keity Laís Siepmann Soccol, Universidade Franciscana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Franciscana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Lairany Monteiro dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem. UFSM, Campus Palmeira das Missões. Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Publicado
2024-06-20
Como Citar
Chaves de Vargas, T. G., Silveira, A. da, Barrionuevo Favero, N., Cocco da Costa, M., Beheregaray Cabral, F., Siepmann Soccol, K. L., & Monteiro dos Santos, L. (2024). Rede de apoio de crianças e adolescentes que vivem em casa lar. Ciência, Cuidado E Saúde, 23. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v23i0.65832
Seção
Artigos originais