Conflito organizacional: considerações teóricas para subsidiar o gerenciamento em enfermagem
Palavras-chave:
Gerência, Processos Grupais, Administração de Recursos Humanos.
Resumo
O enfermeiro, ao desempenhar atividade de gerência nos serviços de saúde, atua como mediador de situações de conflito vivenciadas no ambiente de trabalho. O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma análise reflexiva sobre a temática gestão de conflitos, com enfoque nos conflitos vivenciados pela equipe de enfermagem nas organizações de saúde, a partir da atuação do enfermeiro como coordenador da equipe e gerente da assistência de enfermagem. Ao se deparar com situações conflituosas, os enfermeiros, frequentemente, ignoram a existência desse fenômeno na equipe de enfermagem; já aqueles que buscam resolver os conflitos utilizam estratégias para amenizar a situação ou, ainda, punir os trabalhadores. A literatura evidencia que esse profissional, na maioria das vezes, apresenta dificuldades em lidar com essas situações de forma mais coletiva. Como considerações finais, destaca-se a importância de se investir na formação profissional e criar dispositivos para serem utilizados como espaços coletivos e permanentes de análise e reflexão das relações de trabalho e do agir profissional, contribuindo efetivamente para a explicitação dos conflitos inerentes às relações interpessoais no trabalho.Downloads
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Publicado
2011-07-02
Como Citar
Spagnol, C. A., & L´AbbateS. (2011). Conflito organizacional: considerações teóricas para subsidiar o gerenciamento em enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(4), 822-827. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i4.7721
Edição
Seção
Artigos de reflexão