Conflito organizacional: considerações teóricas para subsidiar o gerenciamento em enfermagem

  • Carla Aparecida Spagnol Escola de Enfermagem UFMG
  • Solange L´Abbate Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Gerência, Processos Grupais, Administração de Recursos Humanos.

Resumo

O enfermeiro, ao desempenhar atividade de gerência nos serviços de saúde, atua como mediador de situações de conflito vivenciadas no ambiente de trabalho. O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma análise reflexiva sobre a temática gestão de conflitos, com enfoque nos conflitos vivenciados pela equipe de enfermagem nas organizações de saúde, a partir da atuação do enfermeiro como coordenador da equipe e gerente da assistência de enfermagem. Ao se deparar com situações conflituosas, os enfermeiros, frequentemente, ignoram a existência desse fenômeno na equipe de enfermagem; já aqueles que buscam resolver os conflitos utilizam estratégias para amenizar a situação ou, ainda, punir os trabalhadores. A literatura evidencia que esse profissional, na maioria das vezes, apresenta dificuldades em lidar com essas situações de forma mais coletiva. Como considerações finais, destaca-se a importância de se investir na formação profissional e criar dispositivos para serem utilizados como espaços coletivos e permanentes de análise e reflexão das relações de trabalho e do agir profissional, contribuindo efetivamente para a explicitação dos conflitos inerentes às relações interpessoais no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Spagnol, Escola de Enfermagem UFMG
Enfermeira. Professora Adjunta das disciplinas de Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Doutora em Saúde Coletiva. Avenida Alfredo Balena, 190. Santa Efigêninia. Campus Saúde. Belo Horizonte. CEP-30130100.
Solange L´Abbate, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
Socióloga. Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Análise Institucional na Universidade de Paris VIII.
Publicado
2011-07-02
Como Citar
Spagnol, C. A., & L´AbbateS. (2011). Conflito organizacional: considerações teóricas para subsidiar o gerenciamento em enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(4), 822-827. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i4.7721
Seção
Artigos de reflexão