<b>Assistência de enfermagem no pós-operatório de transplante hepático: identificando diagnósticos de enfermagem</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8610

  • Islane Costa Ramos UECE
  • Maria Alricélia Lopes de Oliveira UECE
  • Violante Augusta Batista Braga UFC
Palavras-chave: Transplante de Fígado, Período de Recuperação da Anestesia, Sala de Recuperação, Diagnóstico de Enfermagem.

Resumo

O presente estudo consiste em uma pesquisa documental realizada em um Hospital de Fortaleza-CE nos meses de janeiro a abril de 2008, a qual teve por objetivo identificar os diagnósticos de Enfermagem no pós-operatório de pacientes submetidos a transplante hepático. Pesquisaram-se os prontuários de todos os pacientes transplantados no período da investigação por meio de um formulário, a partir das anotações médicas e de enfermagem, nas primeiras 24 horas após a cirurgia, totalizando 14 documentos. Foram identificados 21 diagnósticos de enfermagem de acordo com a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Os 9 (43%) diagnósticos presentes em todos pacientes foram: risco de infecção, proteção ineficaz, integridade tissular ineficaz, risco para lesão perioperatória de posicionamento, déficit de autocuidado para banho/higiene, comunicação verbal prejudicada, nutrição desequilibrada, risco de aspiração e mobilidade no leito prejudicada. Além destes, foram identificados 12 (57%) diagnósticos menos frequentes. O diagnóstico de enfermagem facilita as ações de enfermagem, pois indica quais as intervenções que vêm ao encontro das necessidades clínicas dos pacientes, utilizando-se da avaliação crítica para a tomada de decisão. Concluiu-se que os diagnósticos de enfermagem são imprescindíveis para a construção do plano terapêutico individualizado, holístico e humanizado, fornecendo subsídios para a melhoria da prática perioperatória do transplante hepático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Islane Costa Ramos, UECE
fermeira graduada pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde. especialista em Nefrologia e Educação em Enfermagem. Enfemeira do Serviço de Educação Continuada do Hospital Monte Klinikum.
Publicado
2011-10-27
Como Citar
Ramos, I. C., Oliveira, M. A. L. de, & Braga, V. A. B. (2011). <b>Assistência de enfermagem no pós-operatório de transplante hepático: identificando diagnósticos de enfermagem</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8610. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(1), 116-126. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i1.8610
Seção
Artigos originais