<b>Aplicabilidade do pensamento complexo à prática pedagógica no ensino de graduação em enfermagem</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.9012

  • Mara Regina Rosa Ribeiro UFMT
  • Maria Helena Trench Ciampone EE/USP
Palavras-chave: Educação Superior, Educação em Enfermagem, Programas de Graduação em Enfermagem.

Resumo

O objetivo do presente artigo foi refletir sobre a aplicabilidade do Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin à prática pedagógica no ensino de graduação em enfermagem. As autoras tomaram por base suas experiências como professoras da área de administração em enfermagem em universidades públicas do Brasil e problematizaram a prática pedagógica, analisando e discutindo questões relacionadas ao cotidiano do trabalho docente, à luz do Pensamento Complexo. Algumas referências teóricas foram utilizadas para dar sustentabilidade às reflexões realizadas, em especial a produção de Morin, autor francês de extensa obra sobre o Pensamento Complexo. O texto aponta que este referencial de análise e compreensão da realidade pedagógica, atende às necessidades contemporâneas na formação do profissional enfermeiro, possibilitando a concretização de uma prática educativa pautada na compreensão, na solidariedade e na interligação dos saberes. Além disso, permite a crescente construção e consolidação da participação, cidadania e autonomia dos atores sociais nela envolvidos – professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Regina Rosa Ribeiro, UFMT
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1981), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente está cursando doutorado na Escola de Enfermagem da USP - Universidade de São Paulo, área de concentração Administração de Serviços de Saúde. É professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Enfermagem, Gerenciamento em Enfermagem e Educação em Enfermagem. Currículo Lattes
Publicado
2010-07-01
Como Citar
Ribeiro, M. R. R., & Ciampone, M. H. T. (2010). <b>Aplicabilidade do pensamento complexo à prática pedagógica no ensino de graduação em enfermagem</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.9012. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(1), 173-178. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i1.9012
Seção
Artigos de reflexão