Socialização histórico-política de jovens brasileiros: existe relação entre concepções de História e posicionamento político?
Resumo
Neste texto, propomos uma metodologia para levantamento e análise das posições políticas de jovens estudantes do ensino médio, adaptada do projeto “politicalcompass.org”. A questão que nos mobiliza é: diferentes perfis sociais e políticos estão associados a visões distintas do ensino de História? Estudamos os resultados a partir de variáveis sociais e políticas, bem como variáveis referentes à relação com o conhecimento histórico. Os resultados mostram que alunos com tendência democrata tendem a dar valor positivo para a História, enquanto o perfil autoritário associa o ensino de História a uma matéria como qualquer outra, que não acrescenta nada à sua vida.
Downloads
Referências
ALMOND, Gabriel; VERBA, Sidney. The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations. 3ª ed. Londres: SAGE Publications, 1989.
BAROM, Wilian Carlos Cipriani. As publicações do projeto Jovens e a História (2007–2014): Metodologia, conceitos, temáticas, abordagens e algumas conclusões. História & Ensino, v. 22, n. 1, p. 71-90, 2016.
BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. 3ª reimp. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.
MASON, Lilliana. Ideologues without issues: The polarizing consequences of ideological identities. Public Opinion Quarterly, v. 82, n. S1, p. 866-887, 2018.
MIGUEL, Luis Felipe. A reemergência da direita brasileira. In: E. Solano (Org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, p.117, 2018.
MITCHELL, Brian Patrick. Eight ways to run the country. A new and revealing look at left and right. Westport: Praeger, 2007.
RÜSEN, Jörn. História Viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. 1ªed. Brasília: Editora da UnB, 2007.
SWEDLOW, Brendam. Political Culture. In: CLAEYS, Gregory (Org.). Encyclopedia of Modern Political Thought. CQ Press, p.624–625, 2012.
VON BORRIES, Bodo. Intentions, Results and Reception of the “Youth and History” Project (1995). In: RATHKOLB, Oliver. (Org.). How to (Re)Write European History. History and text books in retrospect. Innsbruck: StudienVerlag, p.151–177, 2010.
Copyright (c) 2022 Diálogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).