Socialização histórico-política de jovens brasileiros: existe relação entre concepções de História e posicionamento político?

  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa: Ponta Grossa, PR, BR
  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná: Curitiba, Paraná, BR
Palavras-chave: cultura histórica, cultura política, educação, aprendizagem histórica

Resumo

Neste texto, propomos uma metodologia para levantamento e análise das posições políticas de jovens estudantes do ensino médio, adaptada do projeto “politicalcompass.org”. A questão que nos mobiliza é: diferentes perfis sociais e políticos estão associados a visões distintas do ensino de História? Estudamos os resultados a partir de variáveis sociais e políticas, bem como variáveis referentes à relação com o conhecimento histórico. Os resultados mostram que alunos com tendência democrata tendem a dar valor positivo para a História, enquanto o perfil autoritário associa o ensino de História a uma matéria como qualquer outra, que não acrescenta nada à sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa: Ponta Grossa, PR, BR

Professor de Prática de Ensino no Departamento de História. Professor dos Programas de Mestrado Acadêmico e Profissional em História da UEPG. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná: Curitiba, Paraná, BR

Prof. do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPR.

Referências

ALMOND, Gabriel; VERBA, Sidney. The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations. 3ª ed. Londres: SAGE Publications, 1989.

BAROM, Wilian Carlos Cipriani. As publicações do projeto Jovens e a História (2007–2014): Metodologia, conceitos, temáticas, abordagens e algumas conclusões. História & Ensino, v. 22, n. 1, p. 71-90, 2016.

BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. 3ª reimp. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.

MASON, Lilliana. Ideologues without issues: The polarizing consequences of ideological identities. Public Opinion Quarterly, v. 82, n. S1, p. 866-887, 2018.

MIGUEL, Luis Felipe. A reemergência da direita brasileira. In: E. Solano (Org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, p.117, 2018.

MITCHELL, Brian Patrick. Eight ways to run the country. A new and revealing look at left and right. Westport: Praeger, 2007.

RÜSEN, Jörn. História Viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. 1ªed. Brasília: Editora da UnB, 2007.

SWEDLOW, Brendam. Political Culture. In: CLAEYS, Gregory (Org.). Encyclopedia of Modern Political Thought. CQ Press, p.624–625, 2012.

VON BORRIES, Bodo. Intentions, Results and Reception of the “Youth and History” Project (1995). In: RATHKOLB, Oliver. (Org.). How to (Re)Write European History. History and text books in retrospect. Innsbruck: StudienVerlag, p.151–177, 2010.

Publicado
2022-04-16
Como Citar
Cerri, L. F., & Cervi, E. U. (2022). Socialização histórico-política de jovens brasileiros: existe relação entre concepções de História e posicionamento político?. Dialogos, 26(1), 280-300. https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.56642