Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo: o experimentalismo visual e performático contra a censura.

Palavras-chave: Ernesto de Melo e Castro, Teatro de um Homem (L)ido, performance, poesia visual, censura, scarto

Resumo

A questão da censura foi central na obra de Ernesto de Melo e Castro (1932-2020). Esta importância constituiu-se a partir da própria vocação experimental deste artista que levou a que os processos de controlo pela PIDE à sua produção artística, especialmente teatral, tenham constituído um móbil despoletador de procura de alternativas artísticas. Tal leva-o a desviar-se para campos artísticos menos expostos à vigilância política, como a poesia visual e experimental, o happening e ou performance, processo que se pode inscrever no conceito metafórico de scarto (GINZBURG, 1989), ou movimento do cavalo no jogo do xadrez do Estado Novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUILAR, Gonzalo & CÂMARA, Mário. A máquina performática, a literatura no campo experimental. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2017.

AZEVEDO, Cândido. Mutiladas e Proibidas. Para a história da censura literária em Portugal nos tempos do Estado Novo. Lisboa: Caminho. 1977.

AZEVEDO, Cândido. A censura de Salazar e Marcelo Caetano. Lisboa: Editorial Caminho, 1999.

BRANCO, Edwar Castelo. PO-EX: a poética como acontecimento sob a noite que o fascismo salazarista impôs a Portugal. Revista Brasileira de História, 34 (67), Dossier: Golpes e Ditaduras. São Paulo, jan./jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882014000100007 Acesso em 14 de dezembro de 2021.

CASTRO, E.M. de Melo e. IN-NOVAR. Lisboa: Plátano Editora, 1977.

CASTRO, E. M. de Melo e. O fim visual do século XX & outros textos críticos. (Org. Nádia Battella Gotlib). São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1993.

CASTRO, E. M. de Melo e. Teatro de um Homem (L)ido: Metaficção Crítica e Teatral 1954-2005. Lisboa: Dom Quixote/ SPA, 2006.

CASTRO, E. M. de Melo e. António António, Aragão Aragão. Revista cibertextualidades 7, Estudos sobre António Aragão. (Org. Rui Torres). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. p. 127-134, 2015. Disponível em: https://po-ex.net/pdfs/cibertextualidades7_127-134.pdf. Acesso em 15 de dezembro 2021.

DUVE, Thierry de. Kant after Duchamp. Cambridge and London: October/MIT Press, 1999.

FERNANDES, Maria João & CARBONE, Carla (2000), Entrevista a Ana Hatherly. Arte Teoria, Revista do Mestrado de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 1, p. 40-44, 2000.

FOUCAULT, Michel. The historical a priori and the Archive. In: Merewether C. (ed.), The Archive. Cambridge: Whitechapel and The MIT Press, p. 126-131, 2006 (1969).

GINZBURG, Carlo. A Micro-História e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1989.

KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the expanded field. October 8, p. 31-44, 1979. https://doi.org/10.2307/778224.

MADEIRA, Cláudia. O Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal. Tese de doutoramento. Repositório da Universidade de Lisboa: Lisboa, 2007. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/322. Acesso 15 de dezembro de 2021.

MADEIRA, Cláudia. Arte da performance e a guerra colonial portuguesa: relações no tempo histórico. Media & Jornalismo, 16 (29), p.15-25, 2016a. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_1. Acesso em 16 de dezembro de 2021.

MADEIRA, Cláudia. The “Performative” and “Speculative” History of Portuguese Performance Art. Revista de História de Arte, Série W,6, p. 107-119, 2016b. Disponível em: https://revistaharte.fcsh.unl.pt/rhaw6/rhaw6_print/ClaudiaMadeira.pdf. Acesso em 17 de dezembro 2021.

MADEIRA, Cláudia. A peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss - retrato e discurso crítico sobre o colonialismo português. Comunicação Pública, 12 (23), 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/cp/1963; DOI: https://doi.org/10.4000/cp.1963. Acesso em 16 dezembro 2021.

MADEIRA, Cláudia. Teatro de um Homem (L)ido: Metaficção Crítica e Teatral 1954-2005, Lisboa, Dom Quixote/ SPA, 2006, de Ernesto de Melo e Castro, recensão in: Revista de Comunicação e Linguagens - Dramaturgias do Exílio, Dramaturgias da resistência, 50, p. 192-199, 2019. https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/56/53

MADEIRA, Cláudia. Arte da Performance made in Portugal. Uma aproximação à(s) história(s) da arte da performance portuguesa. Lisboa, 2020. Disponível em: https://www.icnova.fcsh.unl.pt/arte-da-performance-made-in-portugal/. Acesso em 17 dezembro 2021.

TEIXEIRA, Cristina Delgado. Música, Estética e Sociedade nos Escritos de Jorge Peixinho. Lisboa: Edições Colibri, 2006.

TORRES, Rui & GUERREIRO DIAS, Sandra. Performative Poetry as Program, Programmed Poetry as Performance. In: Interférences litteraires/literaire interferenties, 25, «Literature and/as (the) digital», (Chris Tanasecu Dir.), p. 93-141, 2021. Disponível em: http://www.interferenceslitteraires.be/index.php/illi/article/view/1093. Acesso em 6 março de 2021.

REBELLO, Luís Francisco. Combate por um Teatro de Combate. Lisboa: Editora Argumentos, 1977.

REBELLO, Luís Francisco. História do Teatro de Revista em Portugal. Lisboa: Editora Dom Quixote, 1984.

RODRIGUES, Graça Almeida. Breve história da censura literária em Portugal. Amadora: Biblioteca Breve. Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1980.

SANTOS, Graça. O Espetáculo Desvirtuado: Teatro Português sobre o Reinado de Salazar. Lisboa: Caminho, 2004.

SOUSA, Ernesto de Sousa. Alternativa Zero. In: Ser Moderno em Portugal. (Orgs. Isabel Alves e José Miranda Justo). Lisboa: Assírio & Alvim, 1998.

Publicado
2022-04-13
Como Citar
Madeira, C. (2022). Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo: o experimentalismo visual e performático contra a censura . Dialogos, 26(1), 45-61. https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.61901