Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo: o experimentalismo visual e performático contra a censura.

Abstract

A questão da censura foi central na obra de Ernesto de Melo e Castro (1932-2020). Esta importância constituiu-se a partir da própria vocação experimental deste artista que levou a que os processos de controlo pela PIDE à sua produção artística, especialmente teatral, tenham constituído um móbil despoletador de procura de alternativas artísticas. Tal leva-o a desviar-se para campos artísticos menos expostos à vigilância política, como a poesia visual e experimental, o happening e ou performance, processo que se pode inscrever no conceito metafórico de scarto (GINZBURG, 1989), ou movimento do cavalo no jogo do xadrez do Estado Novo.

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Veröffentlicht
2022-04-13
Zitationsvorschlag
Madeira, C. (2022). Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo: o experimentalismo visual e performático contra a censura . Dialogos, 26(1), 45-61. https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.61901