Educação patrimonial e educação histórica: contributos para um diálogo interidentitário na construção de significado sobre o passado

  • Helena Pinto Universidade do Minho

Résumé

A reflexão incide em duas dimensões: ao nível da Educação Patrimonial, considera que o contacto direto e constante com fontes patrimoniais é essencial para desenvolver nos jovens sentimentos de responsabilidade em relação ao património histórico e de pertença a comunidades portadoras de memórias necessárias à compreensão do presente e à reflexão construtiva sobre o futuro; ao nível da Educação Histórica, a problematização sistemática dos usos da História e do Património, elaborando propostas de desenvolvimento das aprendizagens dos jovens e de abordagens metodológicas dos educadores. Foi nesta dupla dimensão que se centrou a investigação que desenvolvemos na Universidade do Minho (Portugal). Propuseram-se atividades educativas de exploração de fontes patrimoniais - a alunos de 7º e 10º ano de escolaridade e seus professores, de escolas de Guimarães (norte de Portugal) -, em conformidade com os currículos de História do 3º CEB e ensino secundário, num contexto específico: Guimarães, cidade vestígios patrimoniais de diferentes épocas, embora os 'medievais' sejam mais visíveis e imediatos. As conclusões da investigação confirmaram a necessidade de se ultrapassar uma visão impressionista de experiência meramente lúdica de saída da escola e de contacto com o património, e reconhecer o papel do uso de fontes patrimoniais na compreensão da evidência histórica pelos alunos.

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Biographie de l'auteur

Helena Pinto, Universidade do Minho
Pesquisadora do CIEd, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Publiée
2016-10-11
Comment citer
Pinto, H. (2016). Educação patrimonial e educação histórica: contributos para um diálogo interidentitário na construção de significado sobre o passado. Dialogos, 19(1), 199-220. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33809
Rubrique
Mesa Redonda