Educação patrimonial e educação histórica: contributos para um diálogo interidentitário na construção de significado sobre o passado
Abstract
A reflexão incide em duas dimensões: ao nível da Educação Patrimonial, considera que o contacto direto e constante com fontes patrimoniais é essencial para desenvolver nos jovens sentimentos de responsabilidade em relação ao património histórico e de pertença a comunidades portadoras de memórias necessárias à compreensão do presente e à reflexão construtiva sobre o futuro; ao nível da Educação Histórica, a problematização sistemática dos usos da História e do Património, elaborando propostas de desenvolvimento das aprendizagens dos jovens e de abordagens metodológicas dos educadores. Foi nesta dupla dimensão que se centrou a investigação que desenvolvemos na Universidade do Minho (Portugal). Propuseram-se atividades educativas de exploração de fontes patrimoniais - a alunos de 7º e 10º ano de escolaridade e seus professores, de escolas de Guimarães (norte de Portugal) -, em conformidade com os currículos de História do 3º CEB e ensino secundário, num contexto específico: Guimarães, cidade vestígios patrimoniais de diferentes épocas, embora os 'medievais' sejam mais visíveis e imediatos. As conclusões da investigação confirmaram a necessidade de se ultrapassar uma visão impressionista de experiência meramente lúdica de saída da escola e de contacto com o património, e reconhecer o papel do uso de fontes patrimoniais na compreensão da evidência histórica pelos alunos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).