Melancolia na metrópole à beira mar: um esboço sobre modernismos queer no Brasil

Palavras-chave: modernismos; modernismos queer; estética y política; sensibilidades estéticas.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão inicial sobre modernismos queer no Brasil, mais especificamente, nos cenários culturais, intelectuais e artísticos da cidade do Rio de Janeiro (RJ) que ganharam corpo a partir dos anos 1920. Em sua primeira parte, o texto apresenta uma revisão crítica de um conjunto de estudos norte-americanos e europeus sobre modernismos e modernismos queer que foram produzidos a partir dos anos 1990. Em um segundo momento, o artigo se detém em conectar de maneira preambular a vida e a obra de artistas como Lúcio Cardoso, Mário Peixoto, Alberto Cavalcanti e Farnese de Andrade, quatro artistas de gênero e/ou sexualidades dissidentes que viveram e/ou passaram pela capital fluminense e que poderiam, mais do que serem estudados de forma isolada, serem constelados enquanto um conjunto de modernistas queer que ficaram à margem do cânone do modernismo brasileiro. Desse modo, o artigo se apresenta como uma primeira tentativa de suprir uma carência de estudos a respeito dos laços entre estudos queer e modernismos no Brasil, sobretudo ampliar a estreita bibliografia a respeito das possíveis sensibilidades articuladoras de problemas éticos e estéticos dos modernismos queer.

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Biografia do Autor

Dieison Marconi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro-RJ, BR

Pesquisador em regime de pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com trabalho de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem Doutorado em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche realizado na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, junto ao Grupo de Pesquisa em Gênero, Estética e Cultura Audiovisual (GECA -UCM). É Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM) e Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em jornalismo) também pela UFSM. Possui pós-doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Como pesquisador, atua no campo do cinema e audiovisual, comunicação e experiência estética, imagem e cultura visual, sobretudo em uma intersecção com os estudos queer e com os estudos de gênero, raça e classe. É autor do livro Ensaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo (Selo PPGCOM-UFMG).

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Publicado
2023-09-19
Como Citar
Marconi, D. (2023). Melancolia na metrópole à beira mar: um esboço sobre modernismos queer no Brasil. Dialogos, 27(2), 41-59. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i2.67738