Melancolía en la metrópolis costera: un esbozo sobre los modernismos queer en Brasil

Palabras clave: modernismos; modernismos queer; estética e política; sensibilidades estéticas.

Resumen

El artículo propone una reflexión inicial sobre los modernismos queer en Brasil, más específicamente, en los escenarios culturales, intelectuales y artísticos de la ciudad de Río de Janeiro (RJ) que se configuran a partir de la década de 1920. En su primera parte, el texto presenta una revisión crítica de un conjunto de estudios norteamericanos y europeos sobre modernismos y modernismos queer producidos a partir de la década de 1990. En un segundo momento, el artículo se enfoca en conectar de manera preambular la vida y obra de artistas como Lúcio Cardoso, Mário Peixoto, Alberto Cavalcanti y Farnese de Andrade, cuatro artistas de género y/o sexualidades disidentes que vivieron y/o pasaron por la capital de Río de Janeiro y que podría, más que ser estudiado aisladamente, ser constelado como un grupo de modernistas queer que estaban al margen del canon del modernismo brasileño. De esta manera, el artículo se presenta como un primer intento de llenar una falta de estudios sobre los vínculos entre los estudios queer y los modernismos en Brasil, sobre todo para ampliar la estrecha bibliografía sobre las posibles sensibilidades articuladoras de los problemas éticos y estéticos de los modernismos queer.

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Biografía del autor/a

Dieison Marconi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro-RJ, BR

Pesquisador em regime de pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com trabalho de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem Doutorado em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche realizado na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, junto ao Grupo de Pesquisa em Gênero, Estética e Cultura Audiovisual (GECA -UCM). É Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM) e Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em jornalismo) também pela UFSM. Possui pós-doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Como pesquisador, atua no campo do cinema e audiovisual, comunicação e experiência estética, imagem e cultura visual, sobretudo em uma intersecção com os estudos queer e com os estudos de gênero, raça e classe. É autor do livro Ensaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo (Selo PPGCOM-UFMG).

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Publicado
2023-09-19
Cómo citar
Marconi, D. (2023). Melancolía en la metrópolis costera: un esbozo sobre los modernismos queer en Brasil. Dialogos, 27(2), 41-59. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i2.67738