Ensino de história: questão estatal ou pública?
Abstract
Qual o lugar do ensino de História diante da política nacional do livro escolar que tem sido adotada no Brasil? Essa política tem contribuído para a formação básica adequada, assegurando aos discentes o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, de maneira a construírem leituras críticas e autônomas das realidades que os cercam? Tomando a disciplina História como exemplo, indagamos: a ausência de um currículo comum nesse componente curricular tem dificultado o aprendizado dos alunos? As mudanças conceituais no campo da ciência Histórica ocorridas ao longo do século XX foram incorporadas à Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio)? Por que ainda persiste grande divergência entre os profissionais da área e o senso comum, no tocante à concepção do que seja a História? Estas são algumas das questões que nortearam a construção do texto, cujo principal objetivo é caracterizar como política pública - portanto, como preocupação da História política - as discussões sobre o ensino de História.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).