Possíveis aproximações entre o currículo cultural da Educação Física com a obra de Enrique Dussel

Abstract

O artigo busca articular o currículo cultural da Educação Física com as proposições teóricas de Enrique Dussel. As/os docentes que afirmam colocar este currículo em ação se comprometem com a construção de uma sociedade mais democrática, de sujeitos mais solidários e com a justiça social, premissas fundamentais na obra de Dussel. Foram escolhidos três relatos de experiência que tratassem de um tema comum, na tentativa de tecer algumas aproximações entre as práticas pedagógicas selecionadas e o aporte teórico do autor. Concluiu-se que existem evidentes aproximações conceituais que possibilitam ampliar a compreensão dos princípios ético-políticos que subsidiam o currículo cultural a partir do pensamento Dusseliano.

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Biografie autore

Wilson Alviano Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG-BR

Docente da  Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - FACED - UFJF

Possui Licenciatura Plena pela Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul; é mestre e Doutor em Educação pela FE-USP.

Cyndel Nunes Augusto, Universidade de São Paulo(USP). São Paulo-SP, BR - Programa de Pós Graduação em Educação

Cyndel Nunes Augusto é Doutoranda pela Faculdade de Educação da USP, com pesquisas sobre gênero e o Currículo Cultural da Educação Física, além de Mestra e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atua como professora na Rede Pública do Município de São Paulo e com formação continuada docente. Participa dos grupos de pesquisas Nós-Feminismos (Filsofia-USP) e Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF-USP)

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Pubblicato
2025-03-03
Come citare
Alviano Jr, W., & Nunes Augusto, C. (2025). Possíveis aproximações entre o currículo cultural da Educação Física com a obra de Enrique Dussel. Dialogos, 28(3), 102-124. https://doi.org/10.4025/dialogos.v28i3.74454