Censura del erotismo y la violencia en el cine en Portugal (1968-1974).
Resumen
Este artículo presenta algunas de las principales conclusiones de un proyecto postdoctoral que se centró en el estudio de la censura cinematográfica, en lo que respecta al erotismo y la violencia, en Portugal, durante el periodo de gobierno de Marcello Caetano (1968-1974). ¿Cuál fue el pulso más censurado: el erotismo o la violencia? ¿Se volvió la censura cinematográfica más indulgente durante el gobierno marcelista? Estas son algunas de las preguntas a las que el presente artículo pretende dar respuesta. La investigación se basó en los expedientes de censura y las actas de la Comisión de Censura de películas nacionales y extranjeras que están depositadas en el Archivo Nacional de Torre do Tombo (ANTT), en Lisboa.
Descargas
Citas
Fontes
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO (Lisboa): Fundo do SNI Processos da Direcção Geral dos Serviços dos Espectáculos. Processos de Censura: 1968-1974.
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO (Lisboa): Livros das Actas da Comissão de Censura. SNI – Actas das sessões 1971 / DGSE Livro 29; SNI – Actas das sessões 1972-1974 / DGSE Livro 30.
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA CINEMATECA PORTUGUESA – MUSEU DO CINEMA: S.N.I., “Directrizes para uso da censura cinematográfica” [s.d.]. Consultado em Fundo MFR Pasta 009 (organismo detentor Cinemateca Portuguesa).
Bibliografia
ANTÓNIO, Lauro. Cinema e censura em Portugal. 2ª ed. Lisboa: Biblioteca Museu República e Resistência, 2001.
AREAL, Leonor. Cinema português. Um país imaginado. Vols. I e II. Lisboa: Edições 70, 2011.
AZEVEDO, Cândido de. A censura de Salazar e Marcello Caetano – Imprensa, teatro, cinema, radiodifusão, livro. Lisboa: Editorial Caminho, 1999.
CABRERA, Ana. Marcello Caetano: poder e imprensa. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.
CABRERA, Ana. A censura ao teatro no período marcelista. In: Media & Jornalismo. 12/7, p. 27-58, 2008.
CAETANO, Marcello. Ensaios pouco políticos. Lisboa: Verbo. S.D.
CAETANO, Marcello. Depoimento. Rio de Janeiro, São Paulo: Distribuidora Record, 1974.
CUNHA, Paulo. A censura e o Novo Cinema Português. In: Outros combates pela história. Coordenado por Maria Manuela Tavares Ribeiro. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 537-551, 2010.
MACEDO, António de. Como se fazia cinema em Portugal: inconfidências de um ex-praticante. Lisboa: Apenas Livros Ld.ª, 2007.
MACEDO, Jorge Borges de.1993. Marcelo Caetano e o marcelismo. In: História de Portugal. Dos tempos pré-históricos aos nossos dias. Vol. XIII – O “Estado Novo” II: opressão e resistência. Editado por João Medina. Amadora: Ediclube, p. 263-282, 1993.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 8ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
MORAIS, Ana Bela. A Woman Censor during the Portuguese Dictatorship (1968-1974). In: E. Cordero-Hoyo, B. Soto-Vázquez (eds). Women in Iberian Filmic Culture. A Feminist approach to the Cinemas of Portugal and Spain. Bristol: Intellect, p. 132-145, 2020.
MORAIS, Ana Bela. Censura ao Erotismo e Violência. Cinema no Portugal Marcelista (1968-1974). Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2017.
VALENTE, Vasco Pulido. Marcello Caetano. As desventuras da razão. Lisboa: Gótica, 2002.
Derechos de autor 2022 Diálogos

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).