Dilemas de la representación en la trayectoria y obra de Emilio Fernández

Palabras clave: Cine Mexicano. Emilio Fernández. Representación

Resumen

Este artículo analiza los dilemas de la representación en la carrera y obra del actor y director mexicano Emilio “El Indio” Fernández a partir de los melodramas Flor Silvestre (1942), Las Abandonadas (1945), Pueblerina (1949) y especialmente María Candelária (1944). y La Perla (1947). En la disputa por la formulación de una iconografía nacional a través del cine, las películas de Fernández fueron pioneras en la inclusión de la experiencia indígena y la inclusión de debates sobre la justicia social. Sin embargo, por otro lado, este avance está marcado por numerosas contradicciones, como la violencia de género naturalizada y el fortalecimiento de modelos conservadores de masculinidad.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rodrigo Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN, BR

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social e Coordenador do Curso de Comunicação Social - Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador, curador, escritor, cineasta, fotógrafo. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Bolsista Facepe), com passagem pela Universitat de Barcelona (2015, Bolsista Capes), Rodrigo Almeida é um dos administradores da página Saquinho de Lixo e membro-fundador do coletivo independente queer Surto & Deslumbramento. Foi curador do Janela Internacional de Cinema do Recife (2009 - 2017), da Mostra Canavial de Cinema (2014), assim como da Antologia do Cinema Pernambucano (2012-2015), do Recifest (2017) e da mostra Brasil Distópico (2017). Foi o criador do Cineclube Dissenso (2008-2014) e atuou como crítico de arte da Folha de Pernambuco por dois anos (2010 - 2011). Rodrigo é diretor dos premiados curtas-metragens "Casa Forte" (2013), "Como era gostoso meu cafuçu" (2015) e "O nascimento de Helena"(2021), exibidos e premiados em diversos festivais nacionais e internacionais, além de ter desenvolvido coletivamente as videoinstalações "Memelito" (2019), exibida na exposição "À Nordeste", no SESC 24 de maio e "🦋🌎👁👄👁✨💦" (2021), exibida na exposição Língua Solta, no Museu da Língua Portuguesa. Também já atuou como consultor de roteiro, diretor de fotografia, entrevistador, ator e montador em outras produções entre filmes e séries. Ele costuma publicar ensaios e artigos sobre cinema em revistas acadêmicas e catálogos de mostras / festivais, é autor do livro "O Cinema e seu testamento" (2016), dos e-books "Rasgos Culturais: Consumo Cinéfilo e o Prazer da Raridade" (2011) e "O amargo obituário do cinema pernambucano" (2019) e organizador da coletânea de artigos "Cinema e Memória" (2013). Em 2016, participou durante oito meses do Laboratório de Criação Audiovisual do Porto Iracema, com o projeto de roteiro de longa-metragem "Trevosas da Tijuca". Rodrigo foi selecionado pelo Programa Rumos Itaú Literatura 2007/2008, já publicou vários contos e crônicas em coletâneas literárias e no final de 2012 foi um dos vencedores do 6º Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura e Fundarpe. Além disso, foi professor da Faculdade Joaquim Nabuco durante três anos (2010-2013), ministrou cursos na área de cinema desde 2010, como o módulo cinematográfico do programa Cultura Contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco em Aracaju e em Rio Branco (2010), assim como de Roteiro, Crítica de Cinema e História do Cinema no Recife e outras cidades (2014). Sua pesquisa atualmente perpassa as relações entre imagem, história e memória; morte e imagem e linguagens contemporâneas da imagem.

Citas

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. Coleção Feminismos Plurais; Sueli Carneiro; Polén: São Paulo, 2019.

ANZALDÚA, Gloria. La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência. Revista estudos feministas, v. 13, p. 704-719, 2005.

___. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 01, p. 229-236, 2000.

ASCENSO, João Gabriel da Silva. A redenção cósmica do mestiço: inversão semântica do conceito de raça na Raza cósmica de José Vasconcelos. In Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 26, nº 52, p. 294-315, julho-dezembro de 2013.

BELTRAME, Aline Boldrin. Emílio “Indio” Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940. Dissertação de Mestrado em História Social. São Paulo: USP, 2009.

BERG, Charles Ramirez. The Classical Mexican Cinema: The Poetics of the Exceptional Golden Age Films. University of Texas Press: Austin, 2015.

___. Latino Images in Film: Stereotypes, Subversion, and Resistance. University of Texas Press: Austin, 2002.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, (92-93), 69-82. 1988.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LIENHARD, Martin. La noche de los mayas: representaciones de los indígenas mesoamericanos en el cine y la literatura, 1917-1943. Mesoamérica, v. 23, n. 44, p. 82-117, 2002.

LEMUS, Melissa Marcela Martínez. La Representación de lo Nacional em el Cine de Emilio “Indio” Fernández. Tese de Doutorado. Universidade Autônoma Metropolitana: Posgrado em Historiografia, 2018.

OROZ, Silvia et al. Porque te amo, quiero salvarte: discurso amoroso, sociedad y melodrama cinematográfico en América Latina. Secuencias, n. 6, 1997.

OSTRAND, Maggie Van. Emilio Fernandez, one of a kind. In MexConnect, 2006. Disponível em: https://www.mexconnect.com/articles/986-emilio-fernandez-one-of-a-kind/ Acesso em 30/04/2021.

ROJAS, Gerardo Emmanuel García. La representación del indio mexicano en los filmes María Isabel y El amor de María Isabel de 1967 y 1968. Goliardos. Revista estudiantil de Investigaciones Históricas, n. 20, 2016.

SERNA, Laura Isabel. Making Cinelandia: American Films and Mexican Film Culture before the Golden Age. Duke University Press Books: Durham, 2014.

VASCONCELOS, José. La raza cósmica: misión de la raza iberoamericana: Editorial Porrúa, 2010.

Filmografia

Corazón Bandolero (México, 1934), de Raphael J. Sevilla

Janitzio (México, 1935), de Carlos Navarro

Redes (México, 1934-1936), de Emilio Gomez Muriel e Fred Zinnemann

Adiós Nicanor (México, 1937), de Rafael E. Portas

A Noite dos Maias (México, 1939), de Chano Urueta

La isla de la pasión (México, 1942), de Emilio Fernández

Soy puro mexicano (México, 1942), de Emilio Fernández

Doña Bárbara (México, 1943), de Fernando de Fuentes

Flor Silvestre (México, 1943), de Emilio Fernández

Maria Candelária (México, 1944), de Emilio Fernández

La Perla (México, 1945), de Emilio Fernández

Las Abandonadas (México, 1945), de Emilio Fernández

Pueblerina (México, 1949), de Emilio Fernández

Doña Diabla (México, 1949), de Tito Davison

La Negra Angustias (México, 1950), de Matilde Landeta

Cinema de Lágrimas (Brasil/México, 1995), de Nelson Pereira dos Santos

Publicado
2024-02-19
Cómo citar
Almeida, R. (2024). Dilemas de la representación en la trayectoria y obra de Emilio Fernández. Dialogos, 27(3), 24-48. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i3.68155