Revisões historiográficas: a guerra do Paraguai nos livros didáticos brasileiros - PNLD 2011

  • Ana Paula Squinelo UFMS

Résumé

Discuto neste artigo as Revisões Historiográficas em relação à Guerra do Paraguai e como este tema é abordado nos Livros Didáticos de História brasileiros; para tal analiso 12 Coleções Didáticas de História aprovadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011). Acredito que pensar nessas construções historiográficas nos leva também a refletir sobre a educação formal, isto é, como este conflito platino foi e é explicado por pesquisadores brasileiros e, ao mesmo tempo, como esse saber acadêmico foi e é transposto para os Livros Didáticos brasileiros de História. Analisar esta questão nos leva a entender muitos dos conflitos e estereótipos que há anos prevalecem nas relações entre Brasil e Paraguai; estereótipos estes que na maioria das vezes são carregados de jargões e juízos de valor que não correspondem às inúmeras tentativas de aproximação e conhecimento do “eu” e do “outro”, nesse caso Brasil e Paraguai, mutuamente.

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Publiée
2017-03-17
Comment citer
Squinelo, A. P. (2017). Revisões historiográficas: a guerra do Paraguai nos livros didáticos brasileiros - PNLD 2011. Dialogos, 15(1), 19-39. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36228
Rubrique
Mesa Redonda