Revisões historiográficas: a guerra do Paraguai nos livros didáticos brasileiros - PNLD 2011
Résumé
Discuto neste artigo as Revisões Historiográficas em relação à Guerra do Paraguai e como este tema é abordado nos Livros Didáticos de História brasileiros; para tal analiso 12 Coleções Didáticas de História aprovadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011). Acredito que pensar nessas construções historiográficas nos leva também a refletir sobre a educação formal, isto é, como este conflito platino foi e é explicado por pesquisadores brasileiros e, ao mesmo tempo, como esse saber acadêmico foi e é transposto para os Livros Didáticos brasileiros de História. Analisar esta questão nos leva a entender muitos dos conflitos e estereótipos que há anos prevalecem nas relações entre Brasil e Paraguai; estereótipos estes que na maioria das vezes são carregados de jargões e juízos de valor que não correspondem às inúmeras tentativas de aproximação e conhecimento do “eu” e do “outro”, nesse caso Brasil e Paraguai, mutuamente.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).