O que as narrativas didáticas de história contam sobre a Guerra Guasu 150 anos depois? Mulheres, crianças, negros e indígenas em uma mirada comparada: Brasil, Paraguai e Uruguai

  • Ana Paula Squinelo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Résumé

Apresenta-se os resultados de projeto de pesquisa desenvolvido entre os anos de 2014-2020 relacionado as narrativas didáticas de história no Brasil, Paraguai e Uruguai e, pertinentes ao conteúdo Guerra Guasu (1864-1870). Embora tenha ocorrido um significativo avanço historiográfico acerca do tema tais narrativas apresentam um perfil tradicional, descritivo e com enfoque nos feitos daqueles tidos como “grandes homens”. No caso, sobretudo, das narrativas brasileiras foram incorporadas distintas categorias de fontes históricas, entretanto os sujeitos subalternizados elencados para esta análise: mulheres, crianças, indígenas e os negros libertos e escravizados continuam invisibilizados pela escrita de uma narrativa didática oficial e que reverbera os cânones do vencedor.

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Publiée
2020-12-21
Comment citer
Squinelo, A. P. (2020). O que as narrativas didáticas de história contam sobre a Guerra Guasu 150 anos depois? Mulheres, crianças, negros e indígenas em uma mirada comparada: Brasil, Paraguai e Uruguai. Dialogos, 24(3), 242-264. https://doi.org/10.4025/dialogos.v24i3.56815