O que as narrativas didáticas de história contam sobre a Guerra Guasu 150 anos depois? Mulheres, crianças, negros e indígenas em uma mirada comparada: Brasil, Paraguai e Uruguai
Abstract
Apresenta-se os resultados de projeto de pesquisa desenvolvido entre os anos de 2014-2020 relacionado as narrativas didáticas de história no Brasil, Paraguai e Uruguai e, pertinentes ao conteúdo Guerra Guasu (1864-1870). Embora tenha ocorrido um significativo avanço historiográfico acerca do tema tais narrativas apresentam um perfil tradicional, descritivo e com enfoque nos feitos daqueles tidos como “grandes homens”. No caso, sobretudo, das narrativas brasileiras foram incorporadas distintas categorias de fontes históricas, entretanto os sujeitos subalternizados elencados para esta análise: mulheres, crianças, indígenas e os negros libertos e escravizados continuam invisibilizados pela escrita de uma narrativa didática oficial e que reverbera os cânones do vencedor.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BANDEIRA, Moniz. O expansionismo brasileiro e a formação dos Estados na Bacia do Prata: da colonização à Guerra da Tríplice Aliança. 2. ed. São Paulo: Ensaio; Brasília: UNB, 1995.
BARRETO VALINOTTI, Ana. Las mujeres. Asunción: El Lector, 2013. (Colección 150 años de la Guerra Grande)
BARRETO VALINOTTI, Ana. Silvia Cordal. La niña que vivió para contarlo. Asunción: Grupo Editorial Atlas, 2020. (Protagonitas de la Guerra Guasu)
BETHELL, Leslie. A Guerra do Paraguai: história e historiografia. In: MARQUES, Maria Eduarda Castro Magalhães (org.). A Guerra do Paraguai: 130 anos depois. 2ª ed. rev. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1995.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Produção Didática de História: trajetórias de pesquisas. Revista de História. São Paulo, n° 164, p. 87-516, 2011, jan./jun.
BORGES, Fernando Tadeu de Miranda; PERARO, Maria Adenir (orgs.). Brasil e Paraguai: uma releitura da guerra. Cuiabá/MT: Entrelinhas; EdUFMT, 2012.
BORRIES, Bodo von. Lidando com histórias difíceis: tipos de reconciliação com danos e culpas históricas. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; FRONZA, Marcelo; NECHI, Lucas Pydd (orgs). Jovens e consciência histórica. Bodo von Borries. Curitiba: W.A. Editores, 2018, p. 33-54.
CAPDEVILA, Luc. Uma guerra total: Paraguay, 1864-1870: ensayo de historia del tempo presente. 1. ed. Buenos Aires: SB, 2010.
CASTRO, Adler Homero Fonseca de. Crianças na Guerra: os aprendizes menores do Arsenal de Guerra. In: SQUINELO, Ana Paula (org.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. UFMS, 2016, p. 207-231. (volume 1)
CHIAVENATO, Júlio José. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. 1ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1979.
CHIAVENATO, Júlio José. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. 1ª ed. São Paulo, Moderna, 1998. (Coleção Polêmica)
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, 2004, set./dez.
CORBO, Tomás Sansón. Identidad y alteridade en los manuales de historia rio-platenses. Las representaciones de Paraguay. Diálogos, v. 15, n. 1, p. 41-63, 2011.
COSTA, Wilma Peres. A espada de Dâmocles: o exército, a guerra do Paraguai e a crise do império. São Paulo: Editora Hucitec; Editora da UNICAMP, 1996.
DOCKHORN, Vera Lúcia Nowotny. O ensino da Guerra do Paraguai através das imagens: uma proposta para o uso da fotografia e da pintura como fonte de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.
DOCKHORN, Vera Lúcia Nowotny. A Guerra do Paraguai: historiografia e imagens nas coleções didáticas História Global, História Sociedade & Cidadania e História (PNLD 2018). In: SQUINELO, Ana Paula (org). Livro Didático e Paradidático de História em tempos de crise e enfrentamento: Sujeitos, Imagens e Leituras. Campo Grande-MS: Ed. Life, 2020, p. 441-70.
DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: Nova história da Guerra do Paraguai. 2. ed. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
DOURADO, Maria Teresa Garritano. Mulheres comuns, senhoras respeitáveis: a presença feminina na Guerra do Paraguai. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.
DOURADO, Maria Teresa Garritano. A história esquecida da Guerra do Paraguai: fome, doenças e penalidades. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2014.
DOURADO, Maria Teresa Garritano. Viúvas e descendentes dos combatentes da Guerra do Paraguai. In: SQUINELO, Ana Paula (org.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. UFMS, 2016, p. 303-316. (volume 1)
ESSELIN, Paulo Marcos; VARGAS, Vera Lúcia Ferreira. A participação dos indígenas de banda meridional da capitania de Mato Grosso na Guerra do Paraguai. História: debates e tendências, vol. 15, nº 2, jul/dez 2015, p. 367-382.
FERNÁNDEZ, Raimundo Cuesta. Los textos visibles fundadores del código disciplinar: los libros de texto. In: Sociogénesis de una disciplina escolar: la historia. Edición original en Pomares-Corredor, Barcelona, 1997, p. 85-98. (version electrónica, 2009)
FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. Tradução Wladimir Araujo. São Paulo: Instituição Brasileira de Difusão Cultural, 1983.
FIGUEIRA, Divalte Garcia. Soldados e negociantes na Guerra do Paraguai. São Paulo: Humanitas FFLCH-USP: FAPESP, 2001.
GARCIA, Gabriel Ignacio; ARIAS NETO, José Miguel. A imprensa como soldado da Tríplice Aliança e do Paraguai: guerra total e desumanização do inimigo. In: SQUINELO, Ana Paula (org.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. UFMS, 2016, p. 251-273. (volume 1)
GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de Identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.
IZECKSOHN, Vitor. A Guerra do Paraguai. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (org.). O Brasil imperial: 1831-1870. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
KMIECIK, Daniele Sikora. Aprendizagem histórica: as narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva de professores PDE – Produções Didáticos Pedagógicas. Governo do Estado do Paraná/Secretaria de Educação: Paraná, 2016. (volume II).
MARIN, Jérri Roberto; SQUINELO, Ana Paula. A ocupação paraguaia em Mato Grosso 1’1durante a Guerra do Paraguai. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá-MT, volume 12, n.2, ago. - dez. 2019, p. 76-103.
MARQUES, Maria Eduarda Castro Magalhães (org.). Guerra do Paraguai: 130 anos depois. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
MOREIRA, Valéria Cristina. Ensino de História e RPG como ferramenta nos estudos regionais: possibilidades em “A Retirada da Laguna” de Alfredo d’Escragnolle Taunay. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Amambai, 2018.
PEQUEÑOS soldados del ejército de Colombia. Revista “Caras y Caretas”, Buenos Aires. 23/VIII/1902, nº 203, p. 56.
POMBO, Rocha. Nossa Patria. Narração dos factos da historia do Brasil, através da sua evolução com muitas gravuras explicativas. 60ª ed. Comp. São Paulo: Melhoramentos de São Paulo, 1917.
POMBO, Rocha. Compendio de Historia da America. 2ª ed. Rio de Janeiro: Benjamin de Aguila, Editor, 1925.
POMBO, Rocha. História do Brasil. 9ª ed. rev. e atual. Por Hélio Vianna. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1960.
POMER, León. La Guerra del Paraguay; Gran Negocio! Buenos Aires, Caldén, 1968.
POTTHAST, Jutkelt Bárbara. “Paraíso de Mahoma” o “El País de las Mujeres”? Asunción: Litocolor SRL, 1996.
POTTHAST, Jutkelt Bárbara. Niños soldados en la guerra del Paraguay. In: CASAL, Juan Manuel; WHIGHAM, Thomas. Paraguay en la historia, la literatura y la memoria. Actas de las II Jornadas Internacionales de Historia del Paraguay en la Universidad de Montevideo. Asunción: Tiempo de Historia; Universidad de Montevideo, 2011, p. 191-206.
RODRIGUES, Fernando da Silva; PEDROSA, Fernando Velôzo Gomes (orgs.). Uma tragédia americana: a Guerra do Paraguai sob novos olhares. Curitiba: Ed. Prismas, 2015.
RODRÍGUEZ ALCALÁ, Guido. Residentas, Destinadas y Traidoras. Testimonio de Mujeres de la Triple Alianza. Asunciónn: Servilibro, Cuarta Edición, 2010.
SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: Memórias & Imagens. Rio de Janeiro: Edições Biblioteca Nacional, 2003.
SALLES, André Mendes; BATISTA NETO. A Guerra do Paraguai como conhecimento escolar: as razões para o conflito em Livros Didáticos de História do Brasil (1886-1999). In: SQUINELO, Ana Paula (org.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. UFMS, 2016, p. 77-105. (volume 2)
SALLES, André Mendes. Livro Didático, prática pedagógica e professor de história. In: SQUINELO, Ana Paula (org). Livro Didático e Paradidático de História em tempos de crise e enfrentamento: Sujeitos, Imagens e Leituras. Campo Grande-MS: Ed. Life, 2020, p. 87-115.
SANSÓN CORBO, Tomás. Identidad y alteridade en los manuales de historia rio-platenses. Las representaciones de Paraguay. Diálogos, v. 15, n. 1, p. 41-63, 2011.
SANSÓN CORBO, Tomás. La historiografia uruguaya sobre la Guerra de la Triple Alianza. Trayectos, tradiciones, ¿resignificaciones? Diálogos, v. 19, n. 3, Maringá, Set.-Dez. 2015.
SCHWARCZ, Lilian Moritz et al. A Batalha do Avaí: a beleza da barbárie: a Guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
SILVEIRA, Mauro César. A batalha de papel: A Guerra do Paraguai através da caricatura. Rio Grande do Sul: L&PM, 1996.
SOUSA, Jorge Prata de. Escravidão ou Morte: os escravos brasileiros na Guerra do Paraguai. Rio de Janeiro: Mauad:ADESA, 1996.
SQUINELO, Ana Paula. A Guerra do Paraguai, essa desconhecida... Ensino, memória e história de um conflito secular. 1. ed. Campo Grande-MS: 2002.
SQUINELO, Ana Paula. A Guerra do Paraguai ontem e hoje: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1868-2003). Campo Grande, MS, Ed. UFMS, 2015.
SQUINELO, Ana Paula (org.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. UFMS, 2016. (volumes 1 e 2)
SQUINELO, Ana Paula. “O imperialismo inglês não quer mudanças no mundo”: a Guerra do Paraguai na literatura escolar brasileira (1987-2001). In: SQUINELO, Ana Paula. (org.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. UFMS, 2016, p. 47-75. (volume 2)
SQUINELO, Ana Paula. História & Literatura, Cotidiano & Sertão – perspectivas de gênero na obra Cunhataí: um romance sobre a Guerra do Paraguai (Brasil, 2003). In: FRASQUET, Ivana; ESCRIG, Josef; RENAU, Laura Martínez (eds). Anais XII Congresso AHILA. En los margénes de la historia tradicional. Nuevas miradas de America Latina desde el siglo XXI. Espanha: Universitat de Valencia, 2017, pp. 236-60.
SQUINELO, Ana Paula. O Oficial, o Chamigo e a Fera: a Guerra do Paraguai nos Livros Paradidáticos brasileiros. In: SQUINELO, Ana Paula; TELESCA, Ignacio (orgs.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. UFMS, 2019, p. 345-379. (volume 3).
SQUINELO, Ana Paula. Mulheres na Guerra do Paraguai: uma proposta de Aula-Oficina a partir da história em quadrinhos: “Adeus, Chamigo brasileiro”. In: SQUINELO, Ana Paula (org.). Livro Didático e Paradidático de História em tempos de crise e enfrentamento: Sujeitos, Imagens e Leituras. Campo Grande-MS: Ed. Life, 2020, p. 57-86.
SQUINELO, Ana Paula; TELESCA, Ignacio (org.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. Life, 2019. (volume 3)
TELESCA, Ignacio (coord.). Historia del Paraguay. Paraguay: Taurus, 2010.
TELESCA, Ignacio. Paraguay em el Centenario: la creación de la nación mestiza. H Mex, LX:1, 2010, p. 137-195.
TELESCA, Ignacio. La guerra em la escuela. Textos de lectura y celebraciones escolares em el Paraguay em fins del XIX y inicios del XX. Folia Historica del Nordeste, nº 24, Resistência, Chaco, Deciembre, 2015, p. 131-50.
TERAN, Leopoldo; GAMBA, Próspero. Compendio de Historia del Paraguay. 16ª ed. Asunción: Tipografia Quell & Cia, 1920.
TORAL, André. Adeus, Chamigo brasileiro – uma história da guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
TORAL, André. Imagens em desordem. A iconografia da Guerra do Paraguai (1864-1870). São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
SEIFERHELD, David Rafael Velázquez. “Hacer aprender a los ñinos de memoria todos los artículos concernientes a ellos...” Um reglamento de escuela de primeiras letras de tiempos de Francisco Solano López (Paraguay, 1864). In: SQUINELO, Ana Paula; TELESCA, Ignacio (org.). 150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Campo Grande: Ed. Life, 2019, p. 435-58. (volume 3)
SEIFERHELD, David Rafael Velázquez. Los libros escolares en el Paraguay hasta 1955. La nación, 22 de jun de 2020. Disponível em https://www.lanacion.com.py/gran-diario-domingo/2020/06/21/los-libros-escolares-en-el-paraguay-hasta-1955/, acesso em 13 de agosto de 2020.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).












