A ameaça do corpo tatuado: a criminalização da tatuagem durante a primeira metade do século XX

Résumé

Este artigo analisa a produção de discursos científicos e midiáticos sobre o corpo tatuado durante a primeira metade do século XX. No curso do texto, discutiremos como a estratégia discursiva de instituições privilegiadas de produção e circulação de discursos, notadamente a ciência e a imprensa, investiram na construção de uma imagem da tatuagem associada ao desvio, à criminalidade e a uma suposta insuficiência moral de seu portador. Como resultado, os tatuados foram representados como potencialmente criminosos e constantemente colocados sob suspeita por meio de uma associação entre tatuagem e criminalidade que, embora tenha oscilado entre as noções lombrosianas do criminoso nato e a noção sociológica do sujeito como produto do meio social, não hesitaram em borrar as margens entre o sujeito tatuado e o sujeito potencialmente criminoso.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Leonardo Brandão, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Blumenau-SC, BR

Licenciado e Bacharel em História (UDESC), Mestre em História (UFGD) e Doutor em História (PUC-SP). Professor efetivo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), atuando no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FURB).

Fernando Lucas Garcia de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGR). Campo Grande-MS, BR

Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Mestre em História pela mesma instituição (2018). Graduado em História - Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS / CPTL (2016). Possui experiências de pesquisa nas áreas de História do Brasil Contemporâneo, História Cultural e História Social da Cultura. Principais temas de pesquisa: História da Tatuagem; História do Corpo; Identidades Culturais.

Références

Periódicos

Correio da Manhã

Correio Paulistano

Luta Democrática

O Jornal

O Malho

O Paiz

Revista Eu sei De Tudo

Revista Careta

Referências

BASTOS, Glaucia Soares. Como se escreve Febrônio. 1994. 175f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 1994.

CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

___. Trabalho, Lar e Botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FERLA, Luis. Feios, sujos e malvados sob medida: a utopia médica do biodeterminismo. São Paulo: Alameda, 2009.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

___. Os anormais. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

GODOY, A. Ver pra crer: na Última Hora. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao31/materia02/. Acesso em 03 de jun. de 2020.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1988.

IBRAHIM, Elza. Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro: hospital ou prisão? Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, 41(3), p. 101-106, 1989.

LOMBROSO, Cesare. O homem delinquente. São Paulo: Ícone, 2007.

MEDIALAB, UFRJ. O paciente 00001: o caso Febrônio Índio do Brasil. Disponível em: http://medialabufrj.net/projetos/o-paciente-00001-o-caso-febronio-indio-do-brasil/. Consultado em 01 de outubro de 2019.

NOGUEIRA, Clara. Revista Careta (1908-1922): símbolo da modernização da imprensa do século XX. Miscelânea Revista de Pós-Graduação em Letras - UNESP, vol.8, jul./dez. Assis, 2010.

RIO, João. (Paulo Barreto). A alma encantadora das ruas. São Paulo: Cia das Letras, 1997.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

Publiée
2023-09-19
Comment citer
Brandão, L., & Garcia de Souza, F. L. (2023). A ameaça do corpo tatuado: a criminalização da tatuagem durante a primeira metade do século XX. Dialogos, 27(2), 22-40. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i2.64851