Moendo os corpos para alimentar a alma: pedagogia jesuítica e escravidão na Bahia colonial

  • Fábio Eduardo Cressoni Centro Universitário Herminio Ometto (FHO UNIARARAS

Abstract

O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre a pedagogia jesuítica e a escravidão nos engenhos da Bahia colonial. Para tanto, utilizamos diferentes fontes documentais inacianas, em especial as obras de Jorge Benci e André João Antonil. Esse conjunto de informações permite-nos pensar a relação entre os padres da Companhia e os escravos de África que ocupavam os engenhos de cana dessa localidade. Nesse sentido, observamos, a partir dessa dimensão pedagógica, o ajustamento social imposto aos escravos pelos religiosos, conforme o modelo político-teológico vigente no Império português ao longo do antigo regime.

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Published
2017-03-16
How to Cite
Cressoni, F. E. (2017). Moendo os corpos para alimentar a alma: pedagogia jesuítica e escravidão na Bahia colonial. Dialogos, 15(3), 677-695. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36193
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Article