RACIONALIDADE, PSICOLOGIA ECONÔMICA E A FILOSOFIA ESTOICA:
REFLEXÕES SOBRE A OBRA RACIONAL OU IRRACIONAL?
Abstract
Em sua obra, Racional ou Irracional? 10 ideias valiosas do pensamento antigo para sucesso nos investimentos, o Professor Mateus Boldrine Abrita traz uma apresentação multidisciplinar, com foco sobretudo no público investidor. A obra se estrutura em duas grandes partes. A primeira se volta à crítica a concepção da racionalidade estrita, presente sobretudo na ortodoxia clássica. A segunda, dirige-se a uma sistematização de dez princípios, ancorados na tradição estoica milenar, que podem servir como regras de bolso para os investidores. O trabalho é um importante contato inicial para o debate acerca da racionalidade, com uma apresentação muito mais prática do que teórica. A leitura é recomendada não somente pela sua estruturação didática; ela é atualíssima no cenário da conjuntura atual brasileira.
Downloads
References
FREUD, Sigmund. A dissecção da personalidade psíquica. ESB, Rio de Janeiro: Imago, 1980. V.XXII. Original publicado em 1930.
Keynes, J.M. The General Theory of Employment, Interest and Money. Londres: Macmillan, 1936.
Lucas, R.E. Jr. Expectations and the Neutrality of Money. Journal of Economic Theory, Abril, 1972.
__________. Econometric Policy Evaluation: A Critique. In BRUNNER, K.; MELTZER, A. (org), The Phillips Curve and Labor Markets. Amsterdã: North-Holland, Carnegie-Rochester Series on Public Policy, 1976.
Copyright (c) 2020 A Economia em Revista - AERE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.