SISTEMA DE ALUGUEIS DE BICICLETA COMO POLÍTICA PÚBLICA: EXTERNALIDADES ECONÔMICAS E AMBIENTAIS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO PARA CURITIBA EM 2016

  • Adirson Maciel Freitas Junior Universidade Estadual São Paulo - ESALQ
  • Pedro Henrique Batista de Barros Universidade Estadual de São Paulo - FEA https://orcid.org/0000-0002-7968-0197
  • Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

O presente trabalho buscou identificar os benefícios e as características do uso da bicicleta como meio de transporte e como fator gerador de externalidade positiva ao meio ambiente e a sociedade. Foi realizado uma análise de como políticas públicas em diversos países do mundo vem sendo adotadas com a finalidade de transformar a locomoção urbana por bicicleta, contribuindo para a diminuição da poluição ambiental, além de torná-la uma prática social consolidada. O maior caso de sucesso encontrado foi o Sistema de Aluguel de Bicicleta (SAB), que levou a uma grande aceitabilidade e utilização desse modal de transporte no Brasil e no mundo. Por fim, realiza-se um estudo de caso para a cidade de Curitiba, buscando identificar se é viável a implantação de um SAB nessa cidade. Os resultados encontrados foram que utilização de bicicleta, através de um possível SAB, pode ser mais rentável tanto do ponto de vista do tempo gasto para deslocamento quanto do econômico, ambiental, social e individual.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ANDRADE, A. et al. Ocorrência e controle do stress de bancários ativos e sedentários: a importância do sujeito na relação atividade física e saúde 2001

BARCELLOS, L. A. Comportamento do consumidor: análise do setor de fast food a partir de uma hamburgueria Porto-Alegrense. REN-, v. 2015
Bezerra, Heloisa Dias. (2008). Atores políticos, informação e democracia. Opinião Pública, 14(2), 414-431. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762008000200006
BIKE PUB, 2012. Disponível em: acessado: 05 Jul de 2017 às 15:30"
BRUNEKREEF, B; HOFFMANN, B. Air pollution and heart disease.The Lancet, 2016.
CADENA, R. P.i; DE ANDRADE, M. O.; DE FREITAS DOURADO, A. B.. A necessidade da regulação do aluguel de bicicletas como serviço público complementar ao transporte urbano. In: Anais em meio eletrônico do XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2014.
COME, E. et al. Spatio-temporal Analysis of Dynamic Origin-Destination Data Using Latent Dirichlet Allocation: Application to Vélib'Bike Sharing System of Paris. In: TRB 93rd Annual meeting. TRANSPORTATION RESEARCH BOARD, 2014. p. 19p.
COSTA, J. Ciclovias ajudam a humanizar espaço urbano. Ciência e Cultura, v. 68, n. 2, p. 10-12, 2016.
CRISTO, Fábio de. O hábito de usar automóvel tem relação com o transporte coletivo ruim?. 2014
DAVAR, Noise Pollution- Sources, Effects and Control, Narendra Singh and S. C. - J. Hum. Ecol., 16(3): 181-187 (2004).
DEKOSTER, J.; SCHOLLAERT, U. Cidades para bicicletas, cidades de futuro. EUR-OP, 2000.
DEMAIO, P.. Smart bikes: Public transportation for the 21st century, v. 57, n. 1 , 2003.
DEMAIO, P.. Bike-sharing: History, impacts, models of provision, and future. Journal of Public Transportation, v. 12, n. 4, 2009.
DE LACERDA, ADRIANA BENDER MOREIRA et al. Ambiente urbano e percepção da poluição sonora. Ambient Soc, v. 8, n. 2, 2005.
DRUMM, Fernanda Caroline et al. AIR POLLUTION FROM THE BURNING OF FUELS DERIVED FROM PETROLEUM IN MOTOR VEHICLES. Electronic Journal of Management, Education and Environmental Technology (REGET), v. 18, n. 1, p. 66-78, 2014.
Folle, P.A., 2012. Editando áreas georreferenciadas no Google Maps., Disponível em acessado em 23/08/2017.
JUNIOR, Freitas et al. Análise de algumas variáveis determinantes para o uso da bicicleta no cotidiano do estudante de economia da UFPR e prefácio ao sistema de aluguéis de bicicletas.
ITDP. Institute for Transportation & Development Policy, 2014, Guia de Planejamento de Sistemas de Bicicletas Compartilhadas. Rio de Janeiro: 2014 pgs 21 e 22, links: www.itdpbrasil.org.br, www.itdp.org".
GUIDINI, Rafaela Fernanda et al. Correlações entre ruído ambiental em sala de aula e voz do professor. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 4, p. 398-404, 2012.
KAWAMOTO, E.; SETTI, J. R.. Procedure for the Calibration of a Semicompensatory Mode Choice Model. Transportation Research Record, n. 1357, 1992.
LAURA TAVARES, 2016. “Os sete benefícios de andar de bicicleta” Disponível em: https://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/15034-conheca-sete-beneficios-de-andar-de-bicicleta. Acessado em 01 de out de 2018 às 10h20”.
LIMA, G. F. C.;LAYRARGUES, P. P.. Mudanças climáticas, educação e meio ambiente. Educar em Revista, p. 73-88, 2014.
PORTOBIKE, Parque Tecnológico Porto Digital e Ministério da Ciência, Disponível em acessado em 25/08/2017
XAVIER, G. N. A.;. GIUSTINA, M. D; CARMINATTI, L. J.. Promovendo o uso da bicicleta para uma vida saudável. Revista CINERGIS, v. 1, n. 2, p. 51-58, 2000.
SALLIS, J. F.; OWEN, N.. Ecological models. In Glanz K, Lewis FM, Rimer BK (eds), Health Behavior and Health Education: Theory, Research, and Practice (2nd ed.). San Francisco: Jossey-Bass, 403–424. 1996.
KING, Abby C. et al. Environmental and policy approaches to cardiovascular disease prevention through physical activity: issues and opportunities. Health Education Quarterly, v. 22, n. 4, p. 499-511, 1995.
SAVAGE, B., Knight, T., Bacon, J., Millington, A., Bullock, H. e Buckland, J., 2011. Kit de ferramentas de visão comportamental. Divisão de Pesquisa e Avaliação Social, Departamento de Transportes, p. 10.
BOOTH, Sarah L. et al. Environmental and societal factors affect food choice and physical activity: rationale, influences, and leverage points. Nutrition reviews, v. 59, n. 3, p. S21-S36, 2001.
Publicado
2020-11-11
Cómo citar
Freitas Junior, A. M., Pedro Henrique Batista de Barros, & Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg. (2020). SISTEMA DE ALUGUEIS DE BICICLETA COMO POLÍTICA PÚBLICA: EXTERNALIDADES ECONÔMICAS E AMBIENTAIS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO PARA CURITIBA EM 2016. A Economia Em Revista - AERE, 28(1), 99-112. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50839