Empresas Dual Class: Um estudo do impacto no valor das empresas Brasileiras
Resumo
A partir da Teoria de Agência e do pressuposto do conflito de interesses, o objetivo deste estudo é verificar o impacto da utilização de duas classes de ações (dual class) no valor das empresas brasileiras. A amostra foi constituída por empresas abertas, não financeiras, com estrutura de propriedade concentrada, cujos dados estão disponíveis na Economática®, totalizando 354 empresas e 1.915 observações. Os dados se referem ao período de 2005 a 2012. Metodologicamente, para a investigação das hipóteses do estudo configurou-se uma regressão por mínimos quadrados ordinários, com dados em painel. Os resultados indicam que as empresas que utilizam duas classes de ações, como mecanismo de separação entre o fluxo de caixa e o controle acionário, possuem valor inferior, em relação às empresas que não utilizam tal mecanismo. Adicionalmente, pode-se inferir que os níveis de governança e a política de pagamento de maiores dividendos nas ações preferenciais não são capazes de mitigar o maior grau de conflitos de interesses e de custos de agência nas empresas dual class.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.