Características empreendedoras de empresas de serviços contábeis (ESCs) paulistas: análise com modelagem de equações estruturais

  • Raul Gomes Pinheiro Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP.
  • Ana Cristina de Faria Universidade São Paulo - FEA - Laboratório CMSLab
  • Maria do Carmo Romeiro Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Dirceu da Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: Características Empreendedoras, Empreendedorismo, Empresas de Serviços Contábeis,

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar quais as características empreendedoras existentes nas Empresas de Serviços Contábeis (ESCs) no Estado de São Paulo podem influenciar os fatores de sucesso dessas organizações. Desenvolveu-se uma survey com 116 empresas vinculadas ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Foi feito tratamento estatístico com Modelagem de Equações Estruturais por meio do software PLS-PM. Obtiveram-se os seguintes indicadores relativos às características empreendedoras: 1) Indivíduo: Liderança, Administrar com eficiência os recursos, Possuir uma rede de negócios, Ética Profissional, Motivação e Eficiência; 2) Ambiente: Ambiente de inovação, Infraestrutura de recursos humanos, materiais e financeiros,Liberdade de comunicação e Contato com órgãos representativos e respeito às políticas públicas; 3) Organização: Incentivo às inovações, Planejamento e controles definido, Controle de recursos materiais, humanos e financeiros, Programa que promove ideias criativas, Desenvolvimento de estratégias competitivas, Diversificação de produtos e serviços e Criação de oportunidades e reconhecimento; e 4) Processo: Modelo de Negócio e Estratégia claramente definidos, Identificação de oportunidades, Desenvolvimento e execução de idéias, Antecipação de estratégias dos concorrentes, Divulgação de indicadores, metas e resultados, Levantamento de pontos fortes e fracos da empresa e Planejamento e controles definidos. Os resultados obtidos contribuem para o processo de ampliação do conhecimento, a respeito do perfil empreendedor de atuação dos gestores das ESCs junto aos órgãos de classe, acadêmicos e ao Governo; principalmente no tocante à falta de pesquisas sobre Empreendedorismo no setor de serviços contábeis; inovação quanto à demonstração de um modelo de identificação das características empreendedoras na área de serviços, que pode ser aplicado a diversos tipos de empresas de outros setores, como o comércio e indústria manufatureira, no aspecto de identificação das características empreendedoras do negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Gomes Pinheiro, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP.
Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Mestrado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2008). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (2006), graduação em Administração Pública - EAESP FGV (1985). Atualmente, é Professor dos Pós-Graduações Lato Sensu em Finanças e Contabilidade da FECAP (SP). Consultor autônomo. Tem experiência na área de Administração com ênfase em controles internos, Auditoria e Controladoria.
Ana Cristina de Faria, Universidade São Paulo - FEA - Laboratório CMSLab
Pós-Doutora em Gestão de Operações e Logística pela EAESP-FGV (2014). Doutora (2003) e Mestre (1996) em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Especialista (1990) e Bacharel (1988) em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu. Professora do MBA Controller FIPECAFI. Pesquisadora do CMSLab na FEA/USP. Experiência empresarial e acadêmica na área de Gestão Econômico-Financeira, atuando, principalmente nos seguintes focos: Sustentabilidade, Custos Logísticos, Logística Reversa, Gestão de Cadeia de Suprimentos, Redes de Negócios, Controladoria, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Gestão Estratégica de Custos, Análise de Demonstrações Contábeis, Sistema de Informações e Ensino de Contabilidade e Administração.
Maria do Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora da graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, pró-reitora de pós graduação e pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e professora do programa de pós graduação -m/d em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Administração, com enfase de produção bibliográfica em Mercadologia, atuando principalmente nos temas comportamento do consumidor ambientalmente favorável e análise multivariada de dados e produção técnica com ênfase em desenvolvimento de procedimentos metodológicos de pesquisa aplicada e elaboração de diagnósticos setorial e de desenvolvimento local/regional.
Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Comportamento do Consumidor, meio Ambiente, com ênfase nas metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise estatística multivariada de dados.
Publicado
2018-09-06
Como Citar
Pinheiro, R. G., Faria, A. C. de, Romeiro, M. do C., & Silva, D. da. (2018). Características empreendedoras de empresas de serviços contábeis (ESCs) paulistas: análise com modelagem de equações estruturais. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(3), 149-166. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i3.31352
Seção
Artigos Originais