<b>Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública</b> - doi: 10.4025/enfoque.v27i1.7165

  • Juliana Ramires Lacerda Universidade Estadual de Montes Claros
  • Sandra Melo dos Reis Universidade Estadual de Montes Claros
  • Nálbia de Araújo Santos Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Fatores Extrínsecos e Intrínsecos, Motivação, Teoria de Dois Fatores de Herzberg, Ensino Contábil

Resumo

Estudos que visam identificar a situação motivacional dos estudantes podem contribuir para entender e melhorar aspectos relativos ao ambiente acadêmico. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar os fatores extrínsecos e intrínsecos, que motivam e influenciam a escolha e a permanência dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Unimontes. Para cumpri-lo, aplicou-se no ambiente acadêmico a Teoria de Dois Fatores de Herzberg, que versam sobre os fatores extrínsecos e os intrínsecos. As estratégias metodológicas usadas foram o levantamento descritivo, com uma amostra intencional e um questionário estruturado para coletar os dados juntos aos alunos, com questões abertas e fechadas. Os testes de média feitos indicam que os fatores intrínsecos, novos conhecimentos e agregar experiências, e entre os fatores extrínsecos, melhora salarial e ascensão profissional, são os principais motivos para a escolha do curso. Além disso, os resultados indicam que os fatores intrínsecos, a interação entre alunos e professores e o desafio de aprendizagem, e entre os fatores extrínsecos a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, revelam-se importantes para a permanência do discente no curso. As implicações das influências desses fatores sobre os alunos são relevantes para as Instituições de Ensino Superior e coordenação do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ramires Lacerda, Universidade Estadual de Montes Claros
Possui especialização em CIENCIAS CONTABEIS pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) .
Sandra Melo dos Reis, Universidade Estadual de Montes Claros
Aluna regular do Doutorado Interinstitucional em Economia do Cedeplar/UFMG. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003). Graduada em Administração de Empresas (1990) e Ciências Contábeis (1995) pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professora de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros desde 1998. Possui experiência nas áreas de Administração e Contabilidade, com ênfase em Controladoria.
Nálbia de Araújo Santos, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Estadual de Montes Claros (1990) , especialização em Auditoria pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é PROFESSORA ASSISTENTE da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: modelo tarifário, transporte urban, transporte urbano por ônibus, planejamento de resultados, gestão econômica.
Publicado
2009-05-26
Como Citar
Lacerda, J. R., Reis, S. M. dos, & Santos, N. de A. (2009). <b>Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v27i1.7165. Enfoque: Reflexão Contábil, 27(1), 67-81. https://doi.org/10.4025/enfoque.v27i1.7165
Seção
Artigos Originais