<b>Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública</b> - doi: 10.4025/enfoque.v27i1.7165
Resumo
Estudos que visam identificar a situação motivacional dos estudantes podem contribuir para entender e melhorar aspectos relativos ao ambiente acadêmico. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar os fatores extrínsecos e intrínsecos, que motivam e influenciam a escolha e a permanência dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Unimontes. Para cumpri-lo, aplicou-se no ambiente acadêmico a Teoria de Dois Fatores de Herzberg, que versam sobre os fatores extrínsecos e os intrínsecos. As estratégias metodológicas usadas foram o levantamento descritivo, com uma amostra intencional e um questionário estruturado para coletar os dados juntos aos alunos, com questões abertas e fechadas. Os testes de média feitos indicam que os fatores intrínsecos, novos conhecimentos e agregar experiências, e entre os fatores extrínsecos, melhora salarial e ascensão profissional, são os principais motivos para a escolha do curso. Além disso, os resultados indicam que os fatores intrínsecos, a interação entre alunos e professores e o desafio de aprendizagem, e entre os fatores extrínsecos a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, revelam-se importantes para a permanência do discente no curso. As implicações das influências desses fatores sobre os alunos são relevantes para as Instituições de Ensino Superior e coordenação do curso.Downloads
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