<b>Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública</b> - doi: 10.4025/enfoque.v27i1.7165

  • Juliana Ramires Lacerda Universidade Estadual de Montes Claros
  • Sandra Melo dos Reis Universidade Estadual de Montes Claros
  • Nálbia de Araújo Santos Universidade Federal de Viçosa

Resumen

Estudos que visam identificar a situação motivacional dos estudantes podem contribuir para entender e melhorar aspectos relativos ao ambiente acadêmico. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar os fatores extrínsecos e intrínsecos, que motivam e influenciam a escolha e a permanência dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Unimontes. Para cumpri-lo, aplicou-se no ambiente acadêmico a Teoria de Dois Fatores de Herzberg, que versam sobre os fatores extrínsecos e os intrínsecos. As estratégias metodológicas usadas foram o levantamento descritivo, com uma amostra intencional e um questionário estruturado para coletar os dados juntos aos alunos, com questões abertas e fechadas. Os testes de média feitos indicam que os fatores intrínsecos, novos conhecimentos e agregar experiências, e entre os fatores extrínsecos, melhora salarial e ascensão profissional, são os principais motivos para a escolha do curso. Além disso, os resultados indicam que os fatores intrínsecos, a interação entre alunos e professores e o desafio de aprendizagem, e entre os fatores extrínsecos a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, revelam-se importantes para a permanência do discente no curso. As implicações das influências desses fatores sobre os alunos são relevantes para as Instituições de Ensino Superior e coordenação do curso.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Juliana Ramires Lacerda, Universidade Estadual de Montes Claros
Possui especialização em CIENCIAS CONTABEIS pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) .
Sandra Melo dos Reis, Universidade Estadual de Montes Claros
Aluna regular do Doutorado Interinstitucional em Economia do Cedeplar/UFMG. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003). Graduada em Administração de Empresas (1990) e Ciências Contábeis (1995) pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professora de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros desde 1998. Possui experiência nas áreas de Administração e Contabilidade, com ênfase em Controladoria.
Nálbia de Araújo Santos, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Estadual de Montes Claros (1990) , especialização em Auditoria pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é PROFESSORA ASSISTENTE da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: modelo tarifário, transporte urban, transporte urbano por ônibus, planejamento de resultados, gestão econômica.
Publicado
2009-05-26
Cómo citar
Lacerda, J. R., Reis, S. M. dos, & Santos, N. de A. (2009). <b>Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v27i1.7165. Enfoque: Reflexão Contábil, 27(1), 67-81. https://doi.org/10.4025/enfoque.v27i1.7165
Sección
Original Articles