Análise do valor adicionado e de sua distribuição: um estudo nos bancos listados na BOVESPA com uso da ANOVA
Résumé
O valor adicionado gerado pelas instituições financeiras listadas na BOVESPA e sua distribuição nos anos entre 2007 a 2011 é o objeto de estudo desta pesquisa o qual evidencia de que forma os bancos repartiram sua riqueza com o pessoal, governo, terceiros e acionistas. Através do uso do teste de média ANOVA nas empresas que fizeram parte desta pesquisa concluiu-se que: (a) o valor adicionado médio dos bancos estrangeiros se difere dos bancos nacionais. (b) A política de remuneração de capital próprio dos bancos estrangeiros se difere dos bancos nacionais. (c) A política de distribuição do valor adicionado aos empregados dos bancos estrangeiros Santander e HSBC difere-se dos demais bancos. (d) Os impostos pagos ao governo possuem médias iguais com exceção do Santander. (e) Apesar de curioso, o Banco Itaú e o Banco do Brasil se igualam em todas as análises na distribuição do valor adicionado visto que trata-se de uma instituição privada e outra pública. Constata-se desta forma uma política desigual na geração e distribuição de riqueza dos bancos estrangeiros se comparado com os bancos nacionais públicos e privados.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.