Inconsciente coletivo no conhecimento de contabilidade de custos: uma abordagem a partir da Psicologia Analítica de Jung e os métodos de custeio variável e por absorção
Abstract
O objetivo do estudo foi analisar o inconsciente de diferentes grupos de alunos quanto a aceitação dos métodos de custeio variável e por absorção, fundamentando-se na teoria de psicologia analítica desenvolvida por Jung (1936) sobre arquétipos e inconsciente coletivo. A pesquisa foi realizada com discentes de Ciências Contábeis de uma universidade baiana e outra catarinense em uma amostra de 150 respondentes. Utilizou-se os procedimentos estatísticos do teste de comparação de médias e análise descritiva dos dados para a realização das inferências sob o objeto de estudo. Os resultados indicam que os estudantes mudam a postura e tendem a apresentar uma maior aderência às concepções teóricas do custeio variável para fins gerenciais, após cursarem a disciplina de contabilidade de custos. Esta mudança não ocorre no grupo de alunos que possui experiência profissional na área contábil, o que sugere a existência de um tipo específico de inconsciente coletivo relacionado ao uso de sistemas de contabilidade baseados na contabilidade financeira. Verificou-se que os estudantes não possuem clara definição das diferenças existentes entre os métodos de custeio variável e por absorção, uma vez que a maioria dos participantes da pesquisa considera o custeio por absorção importante para a tomada de decisões, além de afirmarem que existe pouca diferença entre estes métodos. A falta de profundidade no ensino dos conteúdos desta disciplina pode ser um fator que explique por que os discentes não claramente discriminam as diferenças entre a utilização de ambos os métodos para fins gerenciais, bem como os aspectos financeiros e gerenciais da contabilidade.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 3.0 properly.





