Política de Distribuição de Dividendos: uma análise dos fatores relacionados ao pagamento de dividendos e do payout incremental pelas empresas brasileiras
Abstract
Este estudo tem como objetivo investigar os fatores relacionados ao pagamento de dividendos e de payout incremental das empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) no período de 2002 a 2013. A amostra final foi composta por uma diversidade de 287 empresas. Os dados foram organizados em painel desbalanceado e foram realizadas regressões logit com efeitos aleatórios. Quanto ao pagamento, ou não, de dividendos os resultados direcionam que empresas mais rentáveis, com maior oportunidade de crescimento, mais maduras, mais antigas e com maior proporção de caixa têm maior probabilidade de distribuir dividendos, e que empresas mais endividadas têm menor probabilidade de pagá-los. Das empresas que distribuíram dividendos, as que apresentam maior rentabilidade, maior proporção de caixa, cujo acionista majoritário possui maior percentual de ações ordinárias e as pertencentes a níveis diferenciados de governança corporativa têm maior probabilidade de distribuir payout incremental, e as empresas com maiores oportunidades de crescimento têm menor probabilidade de distribuir payout incremental. Nesse contexto, sugere-se o indicativo de pagamento de payout incremental com o objetivo de redução do conflito de agência, haja vista que três das variáveis significativas são direcionadas a este aspecto, concentração acionária de ações ordinárias, pertença a níveis diferenciados de governança corporativa e proporção de caixa.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 3.0 properly.