Política de Distribuição de Dividendos: uma análise dos fatores relacionados ao pagamento de dividendos e do payout incremental pelas empresas brasileiras
Résumé
Este estudo tem como objetivo investigar os fatores relacionados ao pagamento de dividendos e de payout incremental das empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) no período de 2002 a 2013. A amostra final foi composta por uma diversidade de 287 empresas. Os dados foram organizados em painel desbalanceado e foram realizadas regressões logit com efeitos aleatórios. Quanto ao pagamento, ou não, de dividendos os resultados direcionam que empresas mais rentáveis, com maior oportunidade de crescimento, mais maduras, mais antigas e com maior proporção de caixa têm maior probabilidade de distribuir dividendos, e que empresas mais endividadas têm menor probabilidade de pagá-los. Das empresas que distribuíram dividendos, as que apresentam maior rentabilidade, maior proporção de caixa, cujo acionista majoritário possui maior percentual de ações ordinárias e as pertencentes a níveis diferenciados de governança corporativa têm maior probabilidade de distribuir payout incremental, e as empresas com maiores oportunidades de crescimento têm menor probabilidade de distribuir payout incremental. Nesse contexto, sugere-se o indicativo de pagamento de payout incremental com o objetivo de redução do conflito de agência, haja vista que três das variáveis significativas são direcionadas a este aspecto, concentração acionária de ações ordinárias, pertença a níveis diferenciados de governança corporativa e proporção de caixa.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.