Resiliência e desempenho acadêmico: um estudo com graduandos de contabilidade
Resumen
Estudos sobre resiliência vêm ganhando cada vez mais importância na literatura relacionada ao ensino superior (BREWER et al., 2019). A complexidade do assunto permite analisar lacunas ainda não preenchidas pela academia. Neste contexto, o objetivo do artigo foi analisar a relação entre a resiliência e o desempenho acadêmico dos estudantes de Ciências Contábeis. Para atingir o objetivo proposto pela pesquisa, foi aplicado um questionário a 183 discentes regularmente matriculados no curso de Contabilidade em uma universidade pública brasileira no segundo semestre de 2019. Para mensurar a resiliência dos discentes, utilizou-se a Resilience Scale, amplamente validada pela literatura (WAGNILD, 2009). Para o desempenho acadêmico, utilizou-se a autopercepção dos estudantes, metodologia já empregada em estudos anteriores (CORNACCHIONE JUNIOR et al., 2010; MUJICA et al., 2019). A análise dos dados contou com teste de médias, regressões lineares simples e múltipla. Como principais resultados, destaca-se a relação diretamente proporcional entre a resiliência e o desempenho acadêmico dos discentes. Essa evidência se manteve consistente, inclusive, quando controlada por outros fatores, como prolongamento de curso e renda familiar. Variáveis como gênero, religião e o período que o discente se encontra na graduação apresentaram, ainda, significância estatística para explicar o nível de resiliência dos participantes da pesquisa. O estudo contribui com a literatura na medida que levanta evidências sobre a importância da resiliência para o desempenho acadêmico dos estudantes. Adicionalmente, tanto para academia quanto para a prática contábil, o artigo endereça achados que permitem considerar uma nova variável no entendimento do desempenho acadêmico dos discentes de Contabilidade.
Descargas
Citas
AMERICAN PSYCHOLOGY ASSOCIATION (APA). The road to resilience. 2014. Disponível em:
ANDREWS, B.; WILDING, J. M. The relation of depression and anxiety to life‐stress and achievement in students. British journal of psychology, v. 95, n. 4, p. 509-521, 2004. Doi: 10.1348/0007126042369802
ANGST, R. Psicologia e resiliência: uma revisão de literatura. Psicologia argumento, v. 27, n. 58, p. 253-260, 2017. Disponível em:
ARAÚJO, E. A. T.; CAMARGOS, M. A.; CAMARGOS, M. C. S.; DIAS, A. T. Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 60-83, 2013. Disponível em:
BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. C. L.; BOGUTCHI, T. F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 8, n. 3, 2003. Disponível em:
BRANDÃO, J. M.; MAHFOUD, M.; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F. A construção do conceito de resiliência em psicologia: discutindo as origens. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 21, n. 49, p. 263-271, 2011. Doi: 10.1590/S0103-863X2011000200014
BREWER, M. L.; VAN KESSEL, G.; SANDERSON, B.; NAUMANN, F.; LANE, M.; REUBENSON, A.; CARTER, A. Resilience in higher education students: A scoping review. Higher Education Research & Development, v. 38, n. 6, p. 1105-1120, 2019. Doi: 10.1080/07294360.2019.1626810
CHUNG, E.; TURNBULL, D.; CHUR-HANSEN, A. Differences in resilience between ‘traditional’ and ‘non-traditional’ university students. Active Learning in Higher Education, v. 18, n. 1, p. 77-87, 2017. Doi: 10.1177/1469787417693493
CORNACHIONE JUNIOR, E. B.; CUNHA, J. V. A.; DE LUCA, M. M. M..; OTT, E. O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadêmico de alunos da graduação em Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 21, n. 53, p. 1-24, 2010. Doi: 10.1590/S1519-70772010000200004
COTTON, D. R.; NASH, T.; KNEALE, P. Supporting the retention of non-traditional students in Higher Education using a resilience framework. European Educational Research Journal, v. 16, n. 1, p. 62-79, 2017. Doi: 10.1177/1474904116652629
DANIEL, B.; WASSELL, S. Adolescence: Assessing and Promoting Resilience in Vulnerable Children 3. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 2002.
DEEP, C. A. F. C. N.; LEAL, I. P. Adaptation of “the Resilience Scale” for the adult population of Portugal. Psicologia USP, v. 23, n. 2, p. 417-433, 2012. Doi: 10.1590/S0103-65642012005000008
DURSO, S. O. Mais do que concluir, triunfar: análise da resiliência na trajetória de graduandos de Contabilidade. 2020. 373 f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em:
EGELAND, B; CARLSON, E.; SROUFE, L. A. Resilience as a process. Development and psychopathology, v. 5, n. 4, p. 517-528, 1993. Doi: 10.1017/S0954579400006131
FALK, J. H.; MARTIN, W. W.; BALLING, J. D. The novel field‐trip phenomenon: Adjustment to novel settings interferes with task learning. Journal of Research in Science Teaching, v. 15, n. 2, p. 127-134, 1978. Doi: 10.1002/tea.3660150207
FAJARDO, I. N.; MINAYO, M. C. S.; MOREIRA, C. O. F.. Educação escolar e resiliência: política de educação e a prática docente em meios adversos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 18, n. 69, p. 761-773, 2010. Doi: 10.1590/S0104-40362010000400006
FELGUEIRAS, M. C.; FESTAS, C.; VIEIRA, M. Adaptação e validação da Resilience Scale de Wagnild e Young para a cultura portuguesa. Cadernos de saúde, v. 3, p. 73-80, 2010. Doi: 10.34632/cadernosdesaude.2010.2803
GARCIA, N. R.; BORUCHOVITCH, E. Atribuições de causalidade para o desempenho escolar e resiliência em estudantes. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 277-286, 2014. Doi: 10.1590/1413-82712014019002003
GRAFF, C. S.; MCCAIN, T.; GOMEZ-VILCHIS, V. Latina resilience in higher education: Contributing factors including seasonal farmworker experiences. Journal of Hispanic Higher Education, v. 12, n. 4, p. 334-344, 2013. Doi: 10.1177/1538192713494212
GROTBERG, E. H. Introdução: novas tendências em resiliência. In: A. Melillo, E. N. S. Ojeda, & D. Rodríguez (Orgs.), Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 15-22.
HERBERT, H.; MANJULA, M. Stress-coping and factors contributing to resilience in college students: An exploratory study from India. Indian Journal of Clinical Psychology, v. 44, n. 1, p. 26-34, 2017.
HOLDSWORTH, S.; TURNER, M.; SCOTT-YOUNG, C. M. … Not drowning, waving. Resilience and university: a student perspective. Studies in higher education, v. 43, n. 11, p. 1837-1853, 2018. Doi: 10.1080/03075079.2017.1284193
JOHNSON, M. L; TAASOOBSHIRAZI, G.; KESTLER, J. L.; CORDOVA, J. R. Models and messengers of resilience: A theoretical model of college students’ resilience, regulatory strategy use, and academic achievement. Educational Psychology, v. 35, n. 7, p. 869-885, 2015. Doi: 10.1080/01443410.2014.893560
KNOP, M.; COLLARES, A. C. M. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, 2019. Doi: 10.1590/s0102-6992-201934020001
MAGALHÃES, F. A. C.; ANDRADE, J. X. Exame vestibular, características demográficas e desempenho na universidade: em busca de fatores preditivos. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2006, São Paulo. Anais… São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. p. 1-11. Disponível em:
MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de psicologia, p. 65-90, 2006. Disponível em:
MASASI, N. J. How personal attribute affect students’ performance in undergraduate accounting course: A case of adult learner in Tanzania. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, v. 2, n. 2, p. 201-211, 2012.
MASTEN, A. S. Ordinary magic: Resilience in development. Nova York: Guilford Publications, 2015.
MIRANDA, G. J.; MAMEDE, S. P. N.; MARQUES, A. V. C.; ROGERS, P. Determinantes do desempenho acadêmico em Ciências Contábeis: uma análise de variáveis comportamentais. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, XIV, 2014, São Paulo. Anais… São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. p. 1-11. Disponível em:
MIRANDA, G. J.; LEMOS, K. C. S.; OLIVEIRA, A. S.; FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, v. 7, n. 20, p. 175-209, 2015.
MORETTI, F. A.; HÜBNER, M. M. C. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional? Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 105, p. 258-267, 2017. Disponível em:
PESCE, R. P.; ASSIS, S. G.; AVANCI, J. Q.; SANTOS, N. C.; MALAQUIAS, J. V.; CARVALHAES, R. Adaptação transcultural, confiabilidade e validade da escala de resiliência. Cadernos de Saúde pública, v. 21, n. 2, p. 436-448, 2005. Doi: 10.1590/S0102-311X2005000200010
POLETTO, M.; KOLLER, S. H. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 25, n. 3, p. 405-416, 2008. Doi: 10.1590/S0103-166X2008000300009
RANGEL, J. R.; MIRANDA, G. J. Desempenho acadêmico e o uso de redes sociais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 11, n. 2, p. 139-154, 2016. Doi: 10.21446/scg_ufrj.v11i2.13383
RICHARDSON, G. E. The metatheory of resilience and resiliency. Journal of clinical psychology, v. 58, n. 3, p. 307-321, 2002. Doi: 10.1002/jclp.10020
SANTOS, N. D. A. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis. 257f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em:
SILVA, J. S.; PINTO, F. R.; NOGUEIRA, T. V.; FERREIRA, T. C. Resiliência em discentes de administração, por idade, religiosidade e gênero. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 2, p. 141-162, 2014. Doi: 10.15603/2176-9583/refae.v5n2p141-162
SMITH, M. Research methods in accounting. London: SAGE Publications Limited, 2019.
SPADY, W. G. Dropouts from higher education: An interdisciplinary review and synthesis. Interchange, v. 1, n. 1, p. 64-85, 1970. Doi: 10.1007/BF02214313
STALLMAN, H. M. Embedding resilience within the tertiary curriculum: A feasibility study. Higher Education Research & Development, v. 30, n. 2, p. 121-133, 2011. Doi: 10.1080/07294360.2010.509763
TEIXEIRA, M. A. P.; DIAS, A. C. G.; WOTTRICH, S. H.; OLIVEIRA, A. M. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia escolar e educacional, v. 12, n. 1, p. 185-202, 2008. Doi: 10.1590/S1413-85572008000100013
TEMPSKI, P. et al. Relationship among medical student resilience, educational environment and quality of life. Plos One, v. 10, n. 6, p. 1-13, 2015. Doi: 10.1371/journal.pone.0131535
THORNE, K. J.; KOHUT, C. S. K. Prince-Embury, S.(2007, 2006). Resiliency scales for children and adolescents: a profile of personal strengths. San Antonio, TX: Harcourt assessment, Inc. Canadian Journal of School Psychology, v. 22, n. 2, p. 255-261, 2007. Doi: 10.1177/0829573507305520
TINTO, V. Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
VOLKWEIN, J. F.; LORANG, W. G. Characteristics of extenders: Full-time students who take light credit loads and graduate in more than four years. Research in Higher Education, v. 37, n. 1, p. 43-68, 1996.
WAGNILD, G. M. A review of the Resilience Scale. Journal of nursing measurement, v. 17, n. 2, p. 105-113, 2009. Doi: 10.1891/1061-3749.17.2.105
WAGNILD, G. M.; YOUNG, H. M. Development and psychometric. Journal of nursing measurement, v. 1, n. 2, p. 165-17847, 1993.
WALKER, C.; GLEAVES, A.; GREY, J. Can students within higher education learn to be resilient and, educationally speaking, does it matter? Educational Studies, v. 32, n. 3, p. 251-264, 2006. Doi: 10.1080/03055690600631184
YUNES, M. A. M.; SZYMANSKI, H. Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas. In: Tavares, J. (Org.). Resiliência e educação. São Paulo: Cortez, v. 2, p. 13-43, 2001.
ZARIFA, D.; KIM, J.; SEWARD, B.; WALTERS, D. What’s taking you so long? Examining the effects of social class on completing a bachelor’s degree in four years. Sociology of Education, v. 91, n. 4, p. 290-322, 2018. Doi: 10.1177/0038040718802258
ZHANG, X.; WANG, H.; XIA, Y.; LIU, X.; JUNG, E. Stress, coping and suicide ideation in Chinese college students. Journal of Adolescence, v. 35, n. 3, p. 683-690, 2012. Doi: 10.1016/j.adolescence.2011.10.003
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.