Resiliência e desempenho acadêmico: um estudo com graduandos de contabilidade

Resumen

Estudos sobre resiliência vêm ganhando cada vez mais importância na literatura relacionada ao ensino superior (BREWER et al., 2019). A complexidade do assunto permite analisar lacunas ainda não preenchidas pela academia. Neste contexto, o objetivo do artigo foi analisar a relação entre a resiliência e o desempenho acadêmico dos estudantes de Ciências Contábeis. Para atingir o objetivo proposto pela pesquisa, foi aplicado um questionário a 183 discentes regularmente matriculados no curso de Contabilidade em uma universidade pública brasileira no segundo semestre de 2019. Para mensurar a resiliência dos discentes, utilizou-se a Resilience Scale, amplamente validada pela literatura (WAGNILD, 2009). Para o desempenho acadêmico, utilizou-se a autopercepção dos estudantes, metodologia já empregada em estudos anteriores (CORNACCHIONE JUNIOR et al., 2010; MUJICA et al., 2019). A análise dos dados contou com teste de médias, regressões lineares simples e múltipla. Como principais resultados, destaca-se a relação diretamente proporcional entre a resiliência e o desempenho acadêmico dos discentes. Essa evidência se manteve consistente, inclusive, quando controlada por outros fatores, como prolongamento de curso e renda familiar. Variáveis como gênero, religião e o período que o discente se encontra na graduação apresentaram, ainda, significância estatística para explicar o nível de resiliência dos participantes da pesquisa. O estudo contribui com a literatura na medida que levanta evidências sobre a importância da resiliência para o desempenho acadêmico dos estudantes. Adicionalmente, tanto para academia quanto para a prática contábil, o artigo endereça achados que permitem considerar uma nova variável no entendimento do desempenho acadêmico dos discentes de Contabilidade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marlon Mendes Silva, UFMG

Doutorando em Controladoria e Contabilidade
Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Joice Garcia de Oliveira

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade
Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Samuel de Oliveira Durso

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, UFMG

Doutora em Controladoria e Contabilidade
Mestre em Controladoria e Contabilidade
Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Citas

ALLAN, J. F.; MCKENNA, J.; DOMINEY, S. Degrees of resilience: profiling psychological resilience and prospective academic achievement in university inductees. British Journal of Guidance & Counselling, v. 42, n. 1, p. 9-25, 2014. Doi: 10.1080/03069885.2013.793784
AMERICAN PSYCHOLOGY ASSOCIATION (APA). The road to resilience. 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2019.
ANDREWS, B.; WILDING, J. M. The relation of depression and anxiety to life‐stress and achievement in students. British journal of psychology, v. 95, n. 4, p. 509-521, 2004. Doi: 10.1348/0007126042369802
ANGST, R. Psicologia e resiliência: uma revisão de literatura. Psicologia argumento, v. 27, n. 58, p. 253-260, 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2019.
ARAÚJO, E. A. T.; CAMARGOS, M. A.; CAMARGOS, M. C. S.; DIAS, A. T. Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 60-83, 2013. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2019.
BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. C. L.; BOGUTCHI, T. F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 8, n. 3, 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.
BRANDÃO, J. M.; MAHFOUD, M.; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F. A construção do conceito de resiliência em psicologia: discutindo as origens. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 21, n. 49, p. 263-271, 2011. Doi: 10.1590/S0103-863X2011000200014
BREWER, M. L.; VAN KESSEL, G.; SANDERSON, B.; NAUMANN, F.; LANE, M.; REUBENSON, A.; CARTER, A. Resilience in higher education students: A scoping review. Higher Education Research & Development, v. 38, n. 6, p. 1105-1120, 2019. Doi: 10.1080/07294360.2019.1626810
CHUNG, E.; TURNBULL, D.; CHUR-HANSEN, A. Differences in resilience between ‘traditional’ and ‘non-traditional’ university students. Active Learning in Higher Education, v. 18, n. 1, p. 77-87, 2017. Doi: 10.1177/1469787417693493
CORNACHIONE JUNIOR, E. B.; CUNHA, J. V. A.; DE LUCA, M. M. M..; OTT, E. O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadêmico de alunos da graduação em Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 21, n. 53, p. 1-24, 2010. Doi: 10.1590/S1519-70772010000200004
COTTON, D. R.; NASH, T.; KNEALE, P. Supporting the retention of non-traditional students in Higher Education using a resilience framework. European Educational Research Journal, v. 16, n. 1, p. 62-79, 2017. Doi: 10.1177/1474904116652629
DANIEL, B.; WASSELL, S. Adolescence: Assessing and Promoting Resilience in Vulnerable Children 3. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 2002.
DEEP, C. A. F. C. N.; LEAL, I. P. Adaptation of “the Resilience Scale” for the adult population of Portugal. Psicologia USP, v. 23, n. 2, p. 417-433, 2012. Doi: 10.1590/S0103-65642012005000008
DURSO, S. O. Mais do que concluir, triunfar: análise da resiliência na trajetória de graduandos de Contabilidade. 2020. 373 f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2020.
EGELAND, B; CARLSON, E.; SROUFE, L. A. Resilience as a process. Development and psychopathology, v. 5, n. 4, p. 517-528, 1993. Doi: 10.1017/S0954579400006131
FALK, J. H.; MARTIN, W. W.; BALLING, J. D. The novel field‐trip phenomenon: Adjustment to novel settings interferes with task learning. Journal of Research in Science Teaching, v. 15, n. 2, p. 127-134, 1978. Doi: 10.1002/tea.3660150207
FAJARDO, I. N.; MINAYO, M. C. S.; MOREIRA, C. O. F.. Educação escolar e resiliência: política de educação e a prática docente em meios adversos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 18, n. 69, p. 761-773, 2010. Doi: 10.1590/S0104-40362010000400006
FELGUEIRAS, M. C.; FESTAS, C.; VIEIRA, M. Adaptação e validação da Resilience Scale de Wagnild e Young para a cultura portuguesa. Cadernos de saúde, v. 3, p. 73-80, 2010. Doi: 10.34632/cadernosdesaude.2010.2803
GARCIA, N. R.; BORUCHOVITCH, E. Atribuições de causalidade para o desempenho escolar e resiliência em estudantes. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 277-286, 2014. Doi: 10.1590/1413-82712014019002003
GRAFF, C. S.; MCCAIN, T.; GOMEZ-VILCHIS, V. Latina resilience in higher education: Contributing factors including seasonal farmworker experiences. Journal of Hispanic Higher Education, v. 12, n. 4, p. 334-344, 2013. Doi: 10.1177/1538192713494212
GROTBERG, E. H. Introdução: novas tendências em resiliência. In: A. Melillo, E. N. S. Ojeda, & D. Rodríguez (Orgs.), Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 15-22.
HERBERT, H.; MANJULA, M. Stress-coping and factors contributing to resilience in college students: An exploratory study from India. Indian Journal of Clinical Psychology, v. 44, n. 1, p. 26-34, 2017.
HOLDSWORTH, S.; TURNER, M.; SCOTT-YOUNG, C. M. … Not drowning, waving. Resilience and university: a student perspective. Studies in higher education, v. 43, n. 11, p. 1837-1853, 2018. Doi: 10.1080/03075079.2017.1284193
JOHNSON, M. L; TAASOOBSHIRAZI, G.; KESTLER, J. L.; CORDOVA, J. R. Models and messengers of resilience: A theoretical model of college students’ resilience, regulatory strategy use, and academic achievement. Educational Psychology, v. 35, n. 7, p. 869-885, 2015. Doi: 10.1080/01443410.2014.893560
KNOP, M.; COLLARES, A. C. M. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, 2019. Doi: 10.1590/s0102-6992-201934020001
MAGALHÃES, F. A. C.; ANDRADE, J. X. Exame vestibular, características demográficas e desempenho na universidade: em busca de fatores preditivos. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2006, São Paulo. Anais… São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. p. 1-11. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2019.
MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de psicologia, p. 65-90, 2006. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2019.
MASASI, N. J. How personal attribute affect students’ performance in undergraduate accounting course: A case of adult learner in Tanzania. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, v. 2, n. 2, p. 201-211, 2012.
MASTEN, A. S. Ordinary magic: Resilience in development. Nova York: Guilford Publications, 2015.
MIRANDA, G. J.; MAMEDE, S. P. N.; MARQUES, A. V. C.; ROGERS, P. Determinantes do desempenho acadêmico em Ciências Contábeis: uma análise de variáveis comportamentais. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, XIV, 2014, São Paulo. Anais… São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. p. 1-11. Disponível em: . Acesso em: 06 set. 2019.
MIRANDA, G. J.; LEMOS, K. C. S.; OLIVEIRA, A. S.; FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, v. 7, n. 20, p. 175-209, 2015.
MORETTI, F. A.; HÜBNER, M. M. C. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional? Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 105, p. 258-267, 2017. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2020.
PESCE, R. P.; ASSIS, S. G.; AVANCI, J. Q.; SANTOS, N. C.; MALAQUIAS, J. V.; CARVALHAES, R. Adaptação transcultural, confiabilidade e validade da escala de resiliência. Cadernos de Saúde pública, v. 21, n. 2, p. 436-448, 2005. Doi: 10.1590/S0102-311X2005000200010
POLETTO, M.; KOLLER, S. H. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 25, n. 3, p. 405-416, 2008. Doi: 10.1590/S0103-166X2008000300009
RANGEL, J. R.; MIRANDA, G. J. Desempenho acadêmico e o uso de redes sociais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 11, n. 2, p. 139-154, 2016. Doi: 10.21446/scg_ufrj.v11i2.13383
RICHARDSON, G. E. The metatheory of resilience and resiliency. Journal of clinical psychology, v. 58, n. 3, p. 307-321, 2002. Doi: 10.1002/jclp.10020
SANTOS, N. D. A. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis. 257f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: Acesso em: 06 out. 2019.
SILVA, J. S.; PINTO, F. R.; NOGUEIRA, T. V.; FERREIRA, T. C. Resiliência em discentes de administração, por idade, religiosidade e gênero. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 2, p. 141-162, 2014. Doi: 10.15603/2176-9583/refae.v5n2p141-162
SMITH, M. Research methods in accounting. London: SAGE Publications Limited, 2019.
SPADY, W. G. Dropouts from higher education: An interdisciplinary review and synthesis. Interchange, v. 1, n. 1, p. 64-85, 1970. Doi: 10.1007/BF02214313
STALLMAN, H. M. Embedding resilience within the tertiary curriculum: A feasibility study. Higher Education Research & Development, v. 30, n. 2, p. 121-133, 2011. Doi: 10.1080/07294360.2010.509763
TEIXEIRA, M. A. P.; DIAS, A. C. G.; WOTTRICH, S. H.; OLIVEIRA, A. M. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia escolar e educacional, v. 12, n. 1, p. 185-202, 2008. Doi: 10.1590/S1413-85572008000100013
TEMPSKI, P. et al. Relationship among medical student resilience, educational environment and quality of life. Plos One, v. 10, n. 6, p. 1-13, 2015. Doi: 10.1371/journal.pone.0131535
THORNE, K. J.; KOHUT, C. S. K. Prince-Embury, S.(2007, 2006). Resiliency scales for children and adolescents: a profile of personal strengths. San Antonio, TX: Harcourt assessment, Inc. Canadian Journal of School Psychology, v. 22, n. 2, p. 255-261, 2007. Doi: 10.1177/0829573507305520
TINTO, V. Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
VOLKWEIN, J. F.; LORANG, W. G. Characteristics of extenders: Full-time students who take light credit loads and graduate in more than four years. Research in Higher Education, v. 37, n. 1, p. 43-68, 1996.
WAGNILD, G. M. A review of the Resilience Scale. Journal of nursing measurement, v. 17, n. 2, p. 105-113, 2009. Doi: 10.1891/1061-3749.17.2.105
WAGNILD, G. M.; YOUNG, H. M. Development and psychometric. Journal of nursing measurement, v. 1, n. 2, p. 165-17847, 1993.
WALKER, C.; GLEAVES, A.; GREY, J. Can students within higher education learn to be resilient and, educationally speaking, does it matter? Educational Studies, v. 32, n. 3, p. 251-264, 2006. Doi: 10.1080/03055690600631184
YUNES, M. A. M.; SZYMANSKI, H. Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas. In: Tavares, J. (Org.). Resiliência e educação. São Paulo: Cortez, v. 2, p. 13-43, 2001.
ZARIFA, D.; KIM, J.; SEWARD, B.; WALTERS, D. What’s taking you so long? Examining the effects of social class on completing a bachelor’s degree in four years. Sociology of Education, v. 91, n. 4, p. 290-322, 2018. Doi: 10.1177/0038040718802258
ZHANG, X.; WANG, H.; XIA, Y.; LIU, X.; JUNG, E. Stress, coping and suicide ideation in Chinese college students. Journal of Adolescence, v. 35, n. 3, p. 683-690, 2012. Doi: 10.1016/j.adolescence.2011.10.003
Publicado
2022-10-11
Cómo citar
Mendes Silva, M., Garcia de Oliveira, J., de Oliveira Durso, S., & Veneroso Alves da Cunha, J. (2022). Resiliência e desempenho acadêmico: um estudo com graduandos de contabilidade. Enfoque: Reflexão Contábil, 41(3), 55-73. https://doi.org/10.4025/enfoque.v41i3.56649
Sección
Original Articles