Mensuração dos impactos econômico-financeiros dos trade-offs entre os custos de manutenção de inventários e de transporte¹
Resumen
Este artigo teve por objetivo demonstrar de que modo os trade-offs de custos logísticos impactam o desempenho econômico-financeiro. Trata-se de uma pesquisa que explorou os efeitos dos trade-offs no resultado econômico e nos fluxos de caixa de curto e de longo prazo, a partir da análise da relação entre a logística, as receitas, os custos e a utilização do capital. A sedimentação dos conceitos ocorreu com a apresentação de um exemplo de solução para determinação do modal de transporte a ser utilizado na movimentação de entrada de compras de insumos importados. Esse exemplo explorou as trocas compensatórias de custos existentes entre a manutenção de inventários e o transporte. O desenvolvimento teórico do modelo e sua aplicação revelaram que os trade-offs interferem no desempenho econômico-financeiro ao determinarem os custos e os investimentos das atividades analisadas e das atividades impactadas, além de contribuírem com a incidência do imposto sobre o lucro e com o caixa consumido. Sublinhou-se também o papel da análise do ponto de equilíbrio com a evidenciação que características, como preço do produto, interferem na formulação da solução logística.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.