Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no ensino à distância
Resumen
No Brasil, o cenário da educação vem sofrendo muitas transformações nas últimas décadas, entre as principais, está a expansão do ensino superior. Inserido neste contexto, o ensino a distância ganhou significativa relevância, tendo em vista o expressivo incremento no número de matrículas apresentado nos últimos anos, que saltou de 1.16% das matrículas do ensino superior, em 2002, para 15,8% em 2012 (INEP, 2013. É necessário atentar para a qualidade do ensino oferecido diante desse crescimento acelerado. Assim, o objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar variáveis determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no ENADE 2012, na modalidade a distância. Para tanto, foi selecionada uma amostra de 4.387 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, participantes do ENADE de 2012. Para os testes estatísticos, foi utilizado o Modelo de Componentes de Variância. De acordo com os resultados obtidos, as variáveis relacionadas ao aluno, como gênero, estado civil, etnia, renda, bolsa de estudo ou financiamento, ensino médio, tipo de ensino médio, horas de estudo, condições do polo de apoio e participação em monitoria, são as que mais fortemente explicam o desempenho acadêmico. Por outro lado, as variáveis: idade, atividade remunerada, estágio, forma de ingresso, escolaridade do pai, escolaridade da mãe, quantidade de livros lidos, participação iniciação científica e participação extensão não apresentaram influência significativa no desempenho acadêmico dos alunos na modalidade EaD.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.