Interfaces jurídico-contábeis em processos de recuperação judicial na Comarca de São Paulo
Resumen
A recuperação judicial de empresas, instituída pela Lei 11.101/2005, possui interfaces jurídicocontábeis, que motivaram o estudo da presença da Contabilidade e dos contadores em seis processos de recuperação judicial, nas duas varas de falência e recuperação judicial do Fórum João Mendes Jr. – São Paulo – SP - Brasil. É uma investigação descritiva, apoiada em análise documental e de conteúdo, complementada com a triangulação das entrevistas com os juízes, quatro administradores judiciais e na análise de seis processos. A contabilidade está presente, por meio das demonstrações contábeis juntadas pelas empresas devedoras. Os contadores atuam como peritos contábeis, auxiliando juízes e administradores; mas não como administradores. Constatou-se a presença tímida da contabilidade e dos contadores nos processos analisados. A recuperação é deferida sem uma análise contábil aprofundada das demonstrações contábeis juntadas, para aferir a viabilidade das empresas devedoras.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.